FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Por: Higor Neves
O processo de transição entre categorias de base e profissionais costuma ser um dos períodos mais complicados para os jogadores de futebol. Quando isso acontece em um lugar onde a concorrência é grande e a exigência também, a tendência é que a dificuldade se acentue. Situação assim é vivida, por exemplo, por Lucas Silva, jovem criado pelo Flamengo, que busca seu espaço na categoria profissional. Na última quarta-feira (27), o jovem recebeu mais uma oportunidade de mostrar seu potencial em campo, no clássico contra o Fluminense. Apesar de não ter brilhado, o camisa 23 mostrou personalidade e, no fim, acabou sofrendo o pênalti que – ao ser convertido por Everton Ribeiro – decretou a vitória do Fla por 2 a 1 na semifinal da Taça Rio.
Nascido em 1998, Lucas Silva subiu aos profissionais após “estourar” a idade limite para o sub-20. De início, o Garoto do Ninho não recebia indícios de que receberia espaço na equipe. Até porque, pelas pontas – faixa por onde ele atua -, o Fla conta com atletas como Bruno Henrique, Vitinho, Arrascaeta e Everton Ribeiro. Apesar disso, o técnico Abel Braga passou a dar espaço ao atleta, que, apesar de ainda não ter brilhado em partidas, está “comendo pelas beiradas” em meio à ‘briga de cachorro grande’ na competição.
Até então, foram quatro partidas na temporada, somando 118 minutos em campo. Apenas contra o Volta Redonda, pela quarta rodada da Taça Rio, o jovem foi titular. Inclusive, foi essa a partida em que ele mais teve tempo em campo, tendo 60 minutos entre as quatro linhas.
Na partida contra o Volta Redonda, aliás, o Garoto do Ninho foi elogiado pelo técnico Abel Braga, que destacou a estreia do atacante como titular na atual temporada. Apesar do nervosismo apontado pelo treinador, a atuação foi analisada positivamente.
– Hoje o Lucas Silva jogou pela primeira vez. Fez um primeiro tempo muito bom. No segundo tempo, eu o coloquei no lugar que ele gosta mais, que é o lado esquerdo. Errou alguns passes, o que acaba gerando um nervosismo. Mas, como um todo, não foi ruim não –, disse ele.
CONFIRA OS NÚMEROS DE LUCAS SILVA CONTRA O FLUMINENSE:
Minutos jogados: 34
Posse de bola: 1,83%
Passes: 4 (nenhum errado)
Finalizações certas: 2 (líder no quesito)
Finalizações erradas: 0
*Dados retirados do Footstats
esta monstrando muita personalidade, isso e importante, tem espaço para crescer