O Flamengo acabou com o mistério e anunciou, na noite do último domingo (09), a contratação do lateral direito Rafinha. O atleta chega com status de titular absoluto e, por parte da torcida, é visto como solução para a posição, que vive instabilidade nos últimos anos. No entanto, para o ex-jogador Fabio Luciano, que conhece bem o Fla e sua torcida, será necessário tempo para adaptação do jogador ao estilo de jogo da equipe.
– É um cara que tem liderança de grupo, sabe se posicionar. O maior desafio dele será cumprir a lateral direita do Flamengo como o torcedor deseja. Às vezes o torcedor está fazendo uma imagem dele, e ele já tem uma certa idade. Na Europa, ele fazia uma função mais de recompor o setor defensivo. Na Europa é assim, não pode dar espaço, não avança a todo momento, tem que saber a hora certa de subir, e ele fazia isso muito bem no Bayern. O Flamengo é acostumado com outro perfil de lateral. No Flamengo, se alguém pega a bola e o lateral não está lá aberto para receber e chegar no fundo, ele vai ser cobrado. A torcida do Flamengo precisa entender o Rafinha –, disse Fabio durante o programa “ESPN – Bom Dia”. Em seguida, ele completou:
– Nesse momento, a experiência dele vai ser importante. E que o Rafinha também se adapte, porque não é fácil. Historicamente, o Flamengo tem laterais de muita força, laterais que chegam na área toda hora. A torcida quer que esses caras avancem, enfrentem o lateral adversário, cruzem a bola na área. O Rafinha não tem esse perfil. Na Alemanha ele nunca teve. Vai ter que haver um entendimento entre o trabalho dele, o torcedor e o dia-a-dia para que ele tenha sucesso. Mas ele é muito bom. Tenho certeza de que ele vai se adaptar, é um vencedor.
Aos 33 anos, Rafinha chega ao Rubro-Negro com contrato de dois anos. A última equipe que o atleta defendeu no Brasil foi o Coritiba, em 2005. Desde então, ele estava na Europa, passando por Schalke 04, Genoa e, Bayern de Munique, sendo que no último clube ele conquistou os principais títulos de sua carreira, como a Uefa Champions League e o Mundial Interclubes da FIFA.
A torcida sabe muito bem a diferença entre grandes jogadores e perebas. Se ninguem implica com o Rene, porque implicaria com o Rafinha.
Duro é o Para que toma bola nas costas e volta fazendo falta, erra passe, erra cruzamento, se posiciona mal.
Comentário sensato.
Será q sabe msm? Adriano saiu humihado e chorando do Maracanã. E o problema n é só.no Flamengo, veja o nosso ídolo Rodrigo Caio … Esculhambado lá no São Paulo e ídolo aqui… Confiança é tudo, o título da copa Br q perdemos foi pela falta dela.. a pressão q botamos em cima dos goleiros fez eles errarem .
Fabio Luciano, entende muito, já foi convidado para trabalhar no Flamengo, seria muito interessante, Grande rubro-negro
Boa oportunidade, mas prefere ser comentarista, daqui a pouco vai está igual outros fazendo somente críticas.
Ao contrário do que o Fábio Luciano diz, não acho que o Rafinha terá problemas em se adaptar pois se trata de um grande jogador. E se tratando do Pará não tenho nada contra ele, simplesmente ele não sabe marcar, passar, cruzar e continuo a dizer que não tenho nada contra ele mas gostaria muito que ele saísse do meu MENGÃO… E aproveita e leva o Rodinei
tbm !!!
Fábio Luciaaanooo , você considera um jogador com 33 anos velho kkkkk. Não julgue por você que não gostava de jogar . Temos exemplos como Cristiano Ronaldo e tantos outros já passaram dessa idade. O importante é o atleta se cuidar . Fábio Comédia
A torcida do Fla precisa aprender muita coisa, mas principalmente só torcer em campo, cantar e incentivar, parar de vair e deixar os treinadores trabalbarem sem pressāo, o clube está fazendo o.melhor, só que futebol não é ciências exatas, então vamos fazer o que dá nossa competência que é apenas apoiar o time, seja na terra seja no mar.
Bota Ronaldo no final da partida foi um absurdo burrice.nao tem condições de assumir o Mengão. Tem que barra para e Arão. Pelo amor de Deus.