O meia Renato Augusto recentemente foi contratado pelo Corinthians. No entanto, jogador deverá render um valor ao Flamengo. Logo que houve a transferência, o clube carioca acionou a sua área jurídica para receber o valor de acordo com o mecanismo de solidariedade da Fifa. De acordo com o regimento, em caso de transferências internacionais, o clube formador do atleta tem direito a um percentual em torno de 5% do total da transação. Renato Augusto foi comprado pelo Corinthians ao por cerca de 3,5 milhões de euros.
“O Flamengo tem direito ao mecanismo. Estamos à espera do passaporte do jogador, mas não vai ter problema. O Corinthians sempre foi bom pagador”, afirmou o advogado Marcos Motta, que representa o clube na causa.
“O Flamengo vai ganhar no caso Renato Augusto. Todos jogadores formados evidentemente. O Internacional também ganha com o Pato”, afirmou Paulo Pelaipe.
Renato Augusto foi revelado pelo Flamengo e profissionalizou-se em 2006, quando participou da conquista da Copa do Brasil. A partir daí, tornou-se titular da equipe e ainda conquistou o Campeonato Carioca em 2007 e 2008, sempre com a camisa 10 do clube. Neste último ano, o jogador foi negociado com o clube alemão por cerca de dez milhões de euros. Agora, está de volta ao Brasil e assinou contrato com o Corinthians por quatro temporadas.