FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
Por: Guilherme Calvano
Após duas eliminações (Copa do Brasil e Libertadores) em menos de um mês, o Flamengo conseguiu retomar o caminho das vitórias ao bater o Botafogo por 1 a 0, no último sábado (05). O triunfo deu alívio ao elenco e ao técnico Rogério Ceni. E mesmo sem convencer, o Rubro-Negro cumpriu dois objetivos no clássico.
As duas “metas” que o Fla alcançou no fim de semana foram: não sofrer gols, fato que não ocorria desde o dia 28 de outubro, em vitória por 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense, pela Copa do Brasil, e ter um um tento produzido em função da pressão alta, forçando o time adversário ao erro na saída de bola. Assim saiu o gol de Everton Ribeiro no clássico, que acabou dando o triunfo ao Mais Querido.
– A equipe teve chances no primeiro tempo e ficou muito próxima do gol. O Gerson jogou mais adiantado que o Arrascaeta e Everton Ribeiro. Precisávamos colocar o posicionamento destes jogadores entre as linhas para sair as tabelas. A marcação no campo de ataque, roubamos a bola do Botafogo. Acho que foram as coisas que mais surtiram efeito que treinamos nos últimos dias: pressão e defesa zerada, porque o número de gols sofridos tem sido muito alto nos últimos jogos -, explicou Ceni na coletiva.
Com a semana livre para treinar a equipe, Rogério Ceni tenta melhorar o desempenho do Rubro-Negro, que tem demonstrado lampejos em determinados momentos das partidas, mas ainda vem pecando muito no último passe e nas tomadas de decisão.
Terceiro colocado, com 42 pontos ganhos, cinco atrás do líder São Paulo, o Flamengo mantém vivo o sonho do título brasileiro. A boa sequência que tem pela frente, aliada ao retorno de jogadores importantes, como Gabigol, e a confiança do elenco no trabalho de Ceni, são fatores que animam e dão esperança à torcida rubro-negra, machucada em virtude das eliminações recentes.
CONFIRA O CALENDÁRIO DO FLAMENGO:
13/12, 16h (horário de Brasília): Flamengo x Santos – 25ª rodada
20/12, 18h15 (horário de Brasília): Flamengo x Bahia – 26ª rodada
26/12, 19h (horário de Brasília): Fortaleza x Flamengo – 27ª rodada
06/01, 21h30 (horário de Brasília): Flamengo x Fluminense – 28ª rodada
10/01, 16h (horário de Brasília): Flamengo x Ceará – 29ª rodada
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Como citado no calendário, o próximo compromisso do Mais Querido é contra o Santos, no domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã. O Coluna do Fla, como de costume, traz a transmissão mais pé quente e rubro-negra da internet. Rafa Penido narra o jogão, acompanhado do comentarista Tulio Rodrigues e do repórter João Pedro Granette.