O diretor de marketing da CBF, Gilberto Ratto, fez um diagnóstico negativo do atual cenário do mercado de investimentos e patrocínios no futebol. Na visão dele, que assumiu o cargo na entidade após passar pelo São Paulo, a falta de credibilidade dos clubes é um dos pontos principais que desmotivam injeções de verba por parte das empresas.
– O cenário de investimento dentro do futebol está caótico. Tira a Caixa, acabou. São poucos. Unimed, Guaraviton… Você vê o Santos há 1 ano e meio sem patrocínio master, Palmeiras também. São Paulo… Está na hora de o futebol começar a entender o porquê não está tendo patrocínio. Por que parou? Falta de credibilidade de alguns clubes, do futebol em si. Temos que profissionalizar o nosso lado. Não dá mais para os diretores serem apenas as pessoas fortes dentro do clube, que são amigos do presidente. Está diminuindo isso. Mas tem que chamar executivos para trabalhar. No futebol, marketing, financeiro… – comentou Ratto, durante evento na Federação de Futebol do Rio.
Segundo o executivo, o mercado não comporta mais investimentos em determinados clubes só por simpatia.
– Antes, encontrava uma empresa que o dono era torcedor do Vasco. E só patrocinava o Vasco. Mas isso passou. Ninguém mais fecha patrocínio porque é o melhor amigo de alguém. E estamos sofrendo por isso. Se uma empresa sai do futebol, é bem difícil voltar. Temos que mostrar as razões para que as empresas invistam nos clubes – completou.
Ratto acrescentou que é intenção da CBF discutir ações para fomentar a atratividade publicitária nos clubes para captar mais receitas vindas do marketing e do departamento comercial.
Fonte: Lancenet