FOTO: DIVULGAÇÃO/FLAMENGO
Por: Guilherme Calvano
Mais vivo do que nunca na briga pelo tricampeonato da Copa Libertadores, o Flamengo segue alcançando números impressionantes na competição. Na última quarta-feira (22), o Rubro-Negro venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, no Maracanã, e abriu vantagem importante no jogo de ida das semifinais. Esta foi a 80ª vitória do Mais Querido na história do torneio continental.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
Desde que debutou na Libertadores, em 1981, ano da sua primeira conquista, o Flamengo já disputou 147 jogos na competição. Ao todo, como citado, são 80 triunfos, 32 empates e 35 vitórias. Além disso, os dois gols de Bruno Henrique diante dos equatorianos fizeram com que o Clube da Gávea atingisse à marca de 280 bolas na rede.
Apesar dos bons números gerais no torneio , o que mais impressiona são as estatísticas recentes. Com a vitória sobre o Barcelona, o Flamengo igualou o Corinthians e alcançou a segunda maior invencibilidade da história da Libertadores. São 16 partidas sem perder, com 11 triunfos e cinco empates. O último revés ocorreu em 2020, ainda com o espanhol Dòmenec Torrent no comando do time: 5 a 0 para o Independiente del Valle, do Equador.
Em virtude das eliminações traumáticas, o Flamengo era tido por muitos como o ‘patinho feio’ do continente sul-americano. No entanto, está história começou a mudar com a chegada de Jorge Jesus ao clube, em 2019. De lá para cá, o Rubro-Negro disputou 25 jogos de Libertadores. Neste ínterim, foram 17 vitórias, sete empates e apenas o revés para o Independiente del Valle, com Doménec.
NÚMEROS DO FLAMENGO NA HISTÓRIA DA LIBERTADORES
147 jogos
80 vitórias
34 empates
35 derrotas
280 gols marcados
169 gols sofridos
A fim de seguir fazendo história e conquistar a ‘Glória Eterna’ pela terceira vez, o Flamengo tem missão importante na próxima quarta-feira (29). A partir das 21h30 (horário de Brasília), o Mais Querido enfrenta o Barcelona de Guayaquil, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador, em duelo válido pela volta da semifinal da Copa Libertadores. Com o 2 a 0 na ida, o Clube da Gávea pode perder por até um gol de diferença, que ainda assim ficará com a classificação.