Flamengo teve três vices entre fevereiro e abril deste ano
O ano de 2022 será inesquecível para os rubro-negros, afinal, a temporada acaba com dois títulos, conquistados em outubro: a Libertadores e a Copa do Brasil. No entanto, o primeiro semestre não deixou saudades, com um mau início no Campeonato Brasileiro, além de vices na Taça Guanabara, Carioca e Supercopa do Brasil. Na época, o Flamengo era comandado por Paulo Sousa, que acabou sendo vilanizado pela maior parte da torcida. Porém, aos olhos de David Luiz, um dos líderes do elenco, a culpa é coletiva.
— De coração, um erro coletivo. Quando é coletivo, é mais difícil de corrigir. As pessoas esperam que a gente aponte nomes, mas são tentativas de todos de fazer de uma forma que pensa e não conseguir colocar em prática. O Paulo Sousa tentou de inúmeras formas acertar, assim como nós jogadores e diretoria. Ninguém tentou errar ou prejudicar, tanto que eles foram embora tristes, alguns jogadores também. É tentar fazer algo e não conseguir. Seria muito petulante parte encontrar uma ou duas causas, levantar essa bandeira totalmente errada – comentou David, ao GE.
Ganhe dinheiro com vitórias do Flamengo
Como já destacado, a temporada que começou ruim, terminou com glórias eternas, ambas com David Luiz como destaque. Muito por conta disso, o zagueiro de 35 anos tem a renovação com o Flamengo encaminhada por mais uma temporada. Contratado em setembro de 2021, o camisa 23 tem vínculo, pelo menos por ora, só até o final de dezembro. O defensor enaltece a redenção rubro-negra e também coloca Paulo Sousa como um dos responsáveis.
— Foi um erro coletivo que soubemos gerir, aprender rápido para continuar. Assim como eu falo que a Libertadores foi uma das melhores campanhas pelo trabalho do Paulo… É um dos maiores anos da história do Flamengo por tudo que tem sido feito pelo presidente, pela diretoria, as bombas que têm aguentado para o Flamengo ter um ano importante. Assim como os jogadores tiveram inteligência para ajudar e manter o que era bom. Sabia que teríamos tempo para dar a volta por cima, e demos – concluiu David.
David Luiz, portanto, tem tudo para seguir no Flamengo em 2023. No ano que vem, o Rubro-Negro e o zagueiro terão mais sete oportunidades de títulos: Carioca, Supercopa, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Mundial. O primeiro jogo do Fla será contra a Portuguesa, pela primeira rodada do estadual, no final de semana dos dias 14 e 15 de janeiro.
Além de mais títulos, a temporada de 2023 pode ficar marcada pelo 100º jogo de David Luiz pelo Flamengo. Até aqui, o defensor soma 57 partidas pelo Fla, com 33 vitórias, 15 empates e nove derrotas. Curiosamente, o camisa 23, reconhecido pelas boas finalizações, especialmente em bola parada, ainda busca o primeiro gol pelo Rubro-Negro.