Média de idade do sistema defensivo titular do Flamengo ultrapassa 30 anos
Por: Mônica Alves
O Flamengo fechou 2022 com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores. Um dos destaques do Mais Querido na temporada foi o sistema defensivo, que vem demonstrando segurança durante os jogos. Com uma defesa considerada experiente, a média de idade titular deste setor para a próxima temporada irá superar os 30 anos.
O Flamengo tem, atualmente, como sendo os ‘titulares absolutos’ no setor defensivo, alguns nomes. No gol, o Fla conta com o arqueiro Santos. Com 32 anos, o goleiro se consolidou como um dos grandes atletas da posição do futebol brasileiro e, na meta rubro-negra, desde a chegada, ajudou o Mengão a ganhar títulos.
Na zaga, o Mengo possui David Luiz, de 35 anos, que teve o contrato renovado pelo Flamengo até o final de 2023. Com perfil de líder e com um currículo de peso, o defensor é visto internamente não só como um zagueiro de grande técnica, como também, uma peça importante no vestiário rubro-negro.
Outro nome importante na zaga do Flamengo é Léo Pereira. O jogador de 26 anos é referência no sistema defensivo do Fla e terminou a temporada 2022 em grande estilo. Antes contestado, o zagueiro ganhou a continuidade almejada e caiu nas graças da torcida.
Com a saída de Rodinei, o lateral direito Varela teve a permanência confirmada no Mais Querido até 2027. O atleta de 29 anos, deve ocupar a titularidade na posição em 2023. O uruguaio, inclusive, teve atuação de destaque pelo Uruguai na Copa do Mundo.
Além dos nomes citados acima, o Flamengo conta com o veterano Filipe Luís, como ‘dono’ da lateral esquerda. Com 37 anos, o jogador é, atualmente, um dos atletas do plantel rubro-negro mais experientes e renomados. Filipe, inclusive, mostrou-se muito focado para iniciar a nova temporada, e trocou alguns dias de férias com sua família para ir ao Centro de Treinamento Ninho do Urubu para tratar de uma contusão.
Ou seja, iniciando a temporada 2023, o Rubro-Negro terá a defesa com média de 31,8 anos. Um número que pode ser considerado ‘alto’. É válido destacar que, a diretoria do Mengo não pretende fazer grandes reformulações para o próximo ano. Ou seja, a tendência é de manutenção de quase todos os jogadores.
Agora, sob o comando de Vitor Pereira, outros nomes como Pablo, Fabrício Bruno e Cleiton, de 31, 26 e 19 anos, respectivamente, seguem à disposição no Flamengo para a zaga. Rodrigo Caio, de 29 anos, voltando de lesão, está liberado para treinar normalmente com o restante dos companheiros visando a nova temporada. No gol, o Mais Querido conta com os jovens Hugo Souza, de 23 anos, e Matheus Cunha, de 21. Já nas laterais direita e esquerda, o Fla tem Matheuzinho, de 22 anos e Ayrton Lucas, de 25.