Flamengo observa movimentação da Libra para 2023
A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) não está estagnada durante a pré-temporada dos clubes da elite nacional. Já com o Flamengo garantido e sendo um dos protagonistas, a organização busca novos integrantes para 2023. Nesta semana, o Bahia avançou em negociações e está próximo de ser anunciado como ‘reforço’ da liga.
Com o clube de Salvador prestes a entrar no grupo, conforme informação do jornal O Globo, a Libra terá uma nova composição. Agora, o Bahia se junta aos outros 16 clubes que já aceitaram fazer parte da liga: Flamengo, Grêmio, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Guarani, Ponte Preta, Novorizontino, Mirassol, Vitória e Ituano.
As melhores ofertas para produtos do Flamengo: aproveite desconto e brindes!
Da primeira divisão do Brasileirão, Athletico-PR, América-MG, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás e Internacional ainda não aderiram à Libra. Vale lembrar que a organização recebeu uma oferta bilionária de um fundo financeiro árabe em 2022.
Em novembro do ano passado, o Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos, fez uma oferta de R$ 5 bilhões para comprar 20% dos direitos econômicos da liga. Prontamente, todos os clubes integrantes do movimento, inclusive o Flamengo, receberam notificação e convite para adesão à proposta por parte dos organizadores da Libra.
Vale destacar que a Libra recebe apoio tanto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quanto dos clubes integrados ao grupo para organizar uma nova espécie de Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o modelo de arrumação da competição atual sairia das mãos da CBF para ir à tutela da liga.
No final, a CBF vai propor que o campeão no campeonato da Libra dispute com o campeão do campeonato da LFF pra decidir quem é o campeão brasileiro e ter direito a disputar a Liberta. Ou seja, “vale a pena ver de novo”?
Só fico imaginando com que tipo de retorno esses investidores na liga LFF estão contando, porque não imagino que haja algum clássico dando audiência relevante além de AtléticoMG x Inter e, querendo chegar lá, Ceará x Fortaleza. Parecendo muito com uma Segunda divisão.
Espertos foram Guarani, Ponte Preta, Novorizontino, Mirassol, Vitória e Ituano que colaram com a maioria dos principais clubes brasileiros.