Proposta do MP-RJ ainda será elaborada e analisado por órgãos envolvidos
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) decidiu barrar as torcidas organizadas para o clássico Flamengo x Fluminense desta quarta-feira (08). Além da medida imediata após pedido da Justiça, o órgão também estuda vetar os torcedores visitantes e manter os clássicos carioca apenas com torcida única.
Na última terça-feira (07), a Polícia Militar (PM) havia informado que as torcidas organizadas de Flamengo e Vasco estavam banidas dos estádios cariocas por 90 dias após os atos de violência, ocorridos no domingo (05). Agora, nesta quarta-feira (08), a mesma força de segurança divulgou que, por determinação da Justiça, os grupos organizados de torcedores de todos os clubes do Rio estão vetados de frequentarem as arquibancadas do estado.
A medida em que as organizadas são proibidas de irem aos estádios, o Ministério Público estuda proposta para que os clássicos no estado do Rio de Janeiro sejam realizados apenas com a presença da torcida do time da casa. Sendo assim, a praça esportiva ficaria reservada apenas para o clube mandante da partida.
De acordo com a proposta do Ministério Público, divulgada pelo G1, a medida é vista como “excepcional” e “necessária” nos bastidores do órgão. Veja trecho: “Está surgindo no horizonte como uma medida excepcional necessária. Assim como outros estados que adotaram essa medida extrema e alcançaram medidas boas com diminuição da violência, talvez essa experiência possa ser aproveitada no Rio”, relatou o promotor Rodrigo Terra.
Na minha opinião, isto deveria ser a regra e não a excessão. Só assim, acabaria de vez com o tormento das brigas e confusões! As torcidas de ambos os times só deveriam ser autorizadas a entrar em finais de partidas únicas ou em jogos de campo neutro!