Flamengo mantém Jorge Jesus como “plano A”, mas sabe que precisará ter paciência para tê-lo de volta
Vítor Pereira foi demitido na terça-feira (11) e, a partir de então, os torcedores do Flamengo acreditavam que o clube anunciaram um novo treinador o mais brevemente possível. Porém, isso não deve ocorrer. Pelo contrário. A diretoria está inclinada a aguardar Jorge Jesus, que está em reta final de contrato com o Fenerbahçe (TUR), mas pode ter que esperar até meado de junho.
Apesar de ter contrato até 31 de maio com o clube turco, Jorge Jesus avisou aos dirigentes do Flamengo que quer sair do Fenerbahçe com algum título conquistado. Dessa forma, muito possivelmente, o treinador terá que estender o vínculo por mais algumas semanas, caso consiga se classificar à final da Copa da Turquia.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
No momento, Jorge Jesus tem a esperança de ganhar a competição, pois os rivais Besiktas (TUR) e Galatasaray (TUR) estão eliminados do torneio. Dessa forma, o Fenerbahçe, em tese, tem o caminho facilitado para vencer a Copa da Turquia, por além de estar na semifinal, ter o Sivasspor (TUR) como adversário.
Do outro lado da chave, aliás, estão os também modestos Ankaragücü (TUR) e Basaksehir (TUR) – por acaso os dois próximos adversários do Fenerbahçe no Campeonato Turco. O primeiro, vale citar, é o 14º colocado na tabela de classificação do principal torneio nacional e foi derrotado por 3 a 0 pelo Fener no começo da temporada.
Já o Basaksehir ocupa a quinta posição no Campeonato Turco e é a maior ameaça ao time de Jorge Jesus. Apesar disso, também foi derrotado por 1 a 0 pelo Fenerbahçe no primeiro turno da principal competição. Sivasspor, adversário do Fener na semifinal da Copa da Turquia, ocupa apenas a 12ª posição no Campeonato Turco.
Somando a isso, o Sivasspor tem desempenho negativo na temporada: apenas 13 vitórias em 41 jogos, com 10 empates e 18 derrotas. No confronto entre as duas equipes no nacional, o Fenerbahçe ganhou de 1 a 0. Por isso, Jorge Jesus está confiante e esperançoso em conquistar o título da Copa da Turquia, que terminará depois de 31 de maio.
Importante salientar que Jorge Jesus ainda não ganhou título desde que saiu do Flamengo, em 2020. Dessa forma, o treinador quer voltar ao Rubro-Negro com o status de “campeão“. Entretanto, a indefinição das datas da Copa da Turquia pode adiar ainda mais a chegada do treinador ao Mais Querido.
É grande a possibilidade de Jorge Jesus ter que prolongar o contrato com o Fenerbahçe, mesmo sendo eliminado da Copa da Turquia. Afinal, o último compromisso do treinador pelo clube, até o momento, está marcado para 04 de junho, quando enfrenta o rival Galatasaray (TUR), em clássico que pode apontar o campeão da liga nacional do país.
Somando-se a isso, não está descartada – e é grande – a possibilidade de a final da Copa da Turquia ser disputada após o duelo derradeiro válido pelo Campeonato Turco. Durante as conversas com o Flamengo, Jorge Jesus já deixou bastante claro quer deixar o país como campeão, até como gratidão ao presidente Ali Koç, tendo em vista que ambos têm ótima relação.
No Campeonato Turco, vale frisar, o Fenerbahçe é o atual vice-líder – segundo colocado -, com 57 pontos, seis a menos do que o Galatasaray, mas há, ainda, 11 partidas a serem disputadas, além do confronto direto citado anteriormente. Se vencer o clássico em questão, o time de Jorge Jesus diminuiria a diferença para somente três na tabela.
Uma forma de o Flamengo conseguir ter Jorge Jesus ainda em maio, seria o Fenerbahçe ser eliminado na semifinal da Copa da Turquia, o que é considerado pouco provável pela imprensa local, e sofrer uma sequência de derrota no Campeonato Turco. Dessa forma, a diretoria está preocupada com a situação.
Isso porque, ao invés de tê-lo a partir de 01 de junho, o Flamengo – muito possivelmente – deve esperar, pelo menos, mais duas semanas para que o português desembarque na Gávea. O Rubro-Negro, apesar disso tudo, tenta oficializar em papel, por meio de pré-contrato, a contratação do comandante português, para ao menos garantir a ida do lusitano para o Mengão logo após os torneios na Turquia.
Vou torcer pro FENER perder o próximo jogo da Liga e da Copa por lá… Infelizmente não podemos esperar tanto.