Flamengo busca se recuperar do início negativo na temporada
Por: Késia Alves
O Flamengo começou a temporada 2023 com o ‘pé esquerdo’. Sob comando de Vítor Pereira, o Rubro-Negro perdeu quatro títulos (Mundial de Clubes, Supercopa, Recopa Sul-Americana e Campeonato Carioca) logo no início do ano. Com isso, a diretoria optou pela demissão do português e deu início a um novo momento no clube da Gávea. A reta final de abril caminha para uma fase diferente do Mais Querido em relação ao início mês.
No comando do técnico Vítor Pereira – que já vinha sofrendo pressão por parte da torcida após uma sequência de perdas de títulos e resultados negativos nos jogos -, o Flamengo iniciou o mês de abril com duas derrotas que foram cruciais para a demissão do português. São elas: o duelo contra o Aucas (EQU) e a goleada do Fluminense em cima do Mais do Querido.
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo
Na primeira ocasião, o Flamengo sofreu uma virada do time equatoriano na estreia pela fase de grupos da Libertadores, em 05 de abril. Vítor Pereira foi criticado pela torcida do Mais Querido, visto que o treinador optou por poupar os principais jogadores pensando no segundo confronto da decisão do Campeonato Carioca.
Apesar de ter poupado jogadores no duelo que antecedeu a final do campeonato estadual, o Flamengo também saiu com a derrota no confronto decisivo em 09 de abril. Na ocasião, o Fluminense precisava reverter o placar de 2 a 0 – que o Mais Querido conquistou no jogo de ida. O tricolor não só conseguiu o feito, como também goleou o Rubro-Negro por 4 a 1. Esse foi o último jogo de Vítor Pereira no comando do Fla.
Após a saída do treinador, o Flamengo teve três jogos e saiu com vitória em dois deles. Sob comando do interino Mário Jorge, o Fla perdeu para a equipe do Maringá-PR, por 2 a 0, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O que fez com que a diretoria rubro-negra adiantasse a contratação de um novo técnico.
Em meio a isso, Jorge Sampaoli foi escolhido como novo treinador do Flamengo. O argentino chegou ao Rio de Janeiro, no domingo (16), e assistiu, no camarote do Maracanã, a vitória do Mais Querido, na estreia do Campeonato Brasileiro, por 3 a 0 contra o Coritiba. Na ocasião, a equipe ainda era comandada pelo interino.
A estreia de Sampaoli no comando do Fla foi na segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. Mesmo com apenas três dias de trabalho no Rubro-Negro, o treinador conseguiu sair com vitória de 2 a 0, contra o Ñublense (CHI). O início do argentino e a metodologia do técnico agradaram boa parte da torcida do Mais Querido.
Agora, Sampaoli vai em busca de mais uma vitória no comando do Flamengo. Isso porque, o Mais Querido entra em campo contra o Internacional, no Beira-Rio, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2023. A bola rola neste domingo (23), às 11h (horário de Brasília). O duelo conta com transmissão do Coluna do Fla, via YouTube, e Premiere, em canal fechado.