Em uma semana, Maracanã recebe jogos de Flamengo, Fluminense e Vasco
Por: Leo José, Vitor Beloti e Yuri Sobral
O Maracanã chamou atenção neste início de temporada devido à qualidade do gramado para a reta final do Campeonato Carioca. No entanto, além de Flamengo e Fluminense mandarem jogos no ‘Templo Sagrado’, a partida Vasco x Palmeiras entrou de forma inesperada na agenda (após decisão judicial confirmada em 18 de abril), fazendo com que a grama do ‘Maraca’ sofra um desgaste não planejado.
Conforme apuração da reportagem do Coluna do Fla, jogos seguidos, sem um intervalo de 72 horas, causam danos que não conseguem ser totalmente reparados entre uma partida e outra. Os duelos consecutivos afetam o trabalho metabólico da grama, o que apresenta um desgaste mais aparente.
VEJA SEQUÊNCA DE CINCO JOGOS EM SETE DIAS NO MARACANÃ:
- 16/04: (16h) Flamengo 3×0 Coritiba – Brasileirão
51h de intervalo entre os jogos - 18/04: (19h) Fluminense 1×0 The Strongest (BOL) – Libertadores
26h30 de intervalo entre os jogos - 19/04: (21h30) Flamengo 2×0 Ñublense (CHI) – Libertadores
66h30 de intervalo entre os jogos - 22/04: (16h) Fluminense x Athletico-PR – Brasileirão
24h de intervalo entre os jogos - 23/04: (16h) Vasco x Palmeiras – Brasileirão
Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo!
A administração do Maracanã trabalha para tentar atender o calendário brasileiro, que é extenso e apertado. Como dois clubes são os mandantes do estádio (Flamengo e Fluminense), a demanda de jogos é maior em comparação a arenas que tem apenas uma equipe como ‘dona’. Diante deste cenário de desgaste natural da grama, alguns procedimentos técnicos são aplicados.
O descanso da grama, de qualquer maneira, precisa existir para que a superfície possa absorver e responder aos processos executados. Por isso, a administração procura evitar qualquer outro evento além do que é planejado com antecedência, visando conseguir manter a boa performance do gramado.
TRABALHO EM CONJUNTO PARA GARANTIR BOAS CONDIÇÕES DA GRAMA
A administração do estádio faz o trabalho em conjunto com a Greenleaf, empresa responsável pelo gramado, para garantir as boas condições do piso. Os dois envolvidos ditam o planejamento para manutenção e estudo dos eventos, visando priorizar a saúde da grama e tentar respeitar o limite de uso da superfície.
Ainda conforme apuração da reportagem do Coluna do Fla, não há nenhum planejamento para alguma pausa forçada com intuito de preservar o gramado. Os administradores do estádio e a empresa entendem que a grama vem apresentando ótima performance, com os fatores de jogabilidade dentro do padrão FIFA. Além disso, Flamengo e Fluminense reportaram uma ótima condição do piso aos responsáveis.
Neste sábado (22), Fluminense x Athletico-PR, pela segunda rodada do Brasileirão, será o 24º jogo que o Maracanã sedia na temporada 2023. Após vencer o Ñublense por 2 a 0 na última quarta-feira (19), o Flamengo volta ao ‘Templo Sagrado’ no dia 26 de abril, quando encara o Maringá, em partida de volta na terceira fase da Copa do Brasil.