Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Absurdo! Executivo de marketing publica ‘fake news’ sobre Flamengo e gera revolta de rubro-negros

- Coluna do Fla -
- Coluna do Fla -
Publicação: 03/05/2023
10 Comentários
Atualização: 03/05/2023
Compartilhar
Foto: Reprodução

Ricardo Fort coloca Globo como principal motivo de ‘nacionalização da torcida do Flamengo‘, e torcedores rebatem


Recentemente, o Brasil passou a combater a “fake news“, inclusive com projetos políticos. Porém, pessoas ‘influentes‘ ainda teimam em disseminar inverdades nas redes sociais. É o caso de Ricardo Fort, que é consultor da Liga do Futebol Brasileiro (Libra), dono da agência de marketing esportiva e ex-executivo da Coca-Cola, além de palmeirense e “fã da presidente alviverde Leila Pereira” – dito pelo próprio. Ele publicou algo a respeito do Flamengo para ‘defender’ o Atlético-MG, e os torcedores do Fla trataram de desmentir o “profissional“.

Apesar de torcedor do @Palmeiras e fã da Leila, tenho que dar razão ao @Flamengo e ao @Corinthians.
Os 2 são os únicos que ganhariam mais em negociações individuais. Mesmo assim, estão na Libra.
Times como o @FluminenseFC brigam por motivação política, não financeira. https://t.co/bK9tIFujrk

— Ricardo Fort (@SportByFort) April 30, 2023

Por meio da rede social do Twitter, Ricardo Fort escreveu: “Nacionalizar a marca de um time de futebol é um ‘briefing’ impossível. A TV Globo levou décadas para fazer o Flamengo um time com torcedores em todo o Brasil. Infelizmente, nem mesmo o gênio Nizan Guanaes resolverá esse problema“, questionou ao comentar sobre o Atlético-MG ter contratado o publicitário Nizan Guanaes.


VEJA O TWEET:

"Nacionalizar a marca" de um time de futebol é um briefing impossível.
A @tvglobo levou décadas para fazer o @Flamengo um time com torcedores em todo o Brasil. Infelizmente, nem mesmo o gênio Nizan Guanaes resolverá esse problema.https://t.co/W51EDHqH0d

— Ricardo Fort (@SportByFort) May 3, 2023


Vote no Coluna do Fla no Prêmio iBest 2023 e mostre a força da torcida do Flamengo


A partir da publicação de Fort, os torcedores do Flamengo rebateram a “fake news” disseminada pelo executivo. Dentre os muitos argumentos, um deles foi: “A TV Globo é de 26 de abril de 1965. Entrou em São Paulo em 1966. No Sul, em 1967. Em Minas Gerais, em 1968. Foi ampliando o catálogo e entrou em Fortaleza em 1970, em Pernambuco em 1972. Em 1975 virou rede de tv e, em 1982, passou a ser por satélite e com transmissão SIMULTÂNEA“, ponderou o rubro-negro De Laurentis, que prosseguiu:

“Dito isso, o Flamengo, em 1982, quando seus jogos passavam simultaneamente para TODO O PAÍS, já era campeão da Libertadores e estava na terceira temporada sodomizando adversários. O que fez o Flamengo gigante foi, PRIMEIRAMENTE, ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país. Foi ter, por ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país até os anos 60, os seus jogos transmitidos para TODO O PAÍS pelas ondas do Rádio, via Rádio Nacional. Foi nos anos 30 ter criado uma política de se popularizar, a partir de 33. De treinar na praia para o povo ver“, ponderando. Ele ainda teve a paciência de explicar mais:

Dito isso, o Flamengo em 82, quando seus jogos passavam simultaneamente para TODO O PAÍS, já era campeão da Libertadores e estava na terceira temporada sodomizando adversários.

O que fez o Flamengo gigante foi, PRIMEIRAMENTE, ser o clube MAIS QUERIDO da CAPITAL do país.

— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023

“Quando o Flamengo chegou ao seu ápice, estava BRIGADO com a Globo. Entrou na justiça nos anos 70 com Marcio Braga pra obrigar a Globo a pagar ao clube direitos de transmissão de seus jogos, que eram pagos à CBD. Os outros clubes foram contra. Roberto Marinho ficou cinco anos sem sequer falar com o presidente do Flamengo, como pode ser consultado em livros, por causa da ação movida pelo clube. Fla conseguiu receber 1,5M de Cruzeiros por um Fla-Flu na Globo. Depois, todos os clubes passaram a receber dinheiro da TV. Procure saber o que é a Taça Salutaris, que rendeu a fama do Flamengo. Os públicos de 150 mil pessoas no maior do mundo, no imaginário popular. O IBOPE, criado em 1948, pesquise quem foi a maior torcida em suas primeiras pesquisas sobre torcida nacional. Tem tanto para escrever aqui, mas se for para refutar a bobagem de “FLAMENGO FOI CRIADO PELA GLOBO”, já vi que nem adianta tentar. É perda de tempo. Se quiser ter um debate em alto nível, só chamar“. De Laurentis ainda concluiu:

Quando o Flamengo chegou ao seu ápice, estava BRIGADO com a Globo.

Entrou na justiça nos anos 70 com Marcio Braga pra obrigar a Globo a pagar ao clube direitos de transmissão de seus jogos, que eram pagos à CBD. Os outros clubes foram contra.

— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023

“Só espero que mostrando números e lógica, você não tente manter a narrativa espúria. Porque ela não passa disso. Uma antiga verborragia para tentar justificar porque um clube é tão mais nacional que TODOS os outros. Não tente explicar. Basta sentir“.

Procure saber o que é a Taça Salutaris, que rendeu a fama do Flamengo.

Os públicos de 150 mil pessoas no maior do mundo, no imaginário popular.

O IBOPE, criado em 1948, pesquise quem foi a maior torcida em suas primeiras pesquisas sobre torcida nacional.

— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023

Além de De Laurentis, diversos outros rubro-negros responderam o executivo, como Ricardo Ferreira, que indagou: “Cheio de graduação internacional na bio do Twitter e fala uma bobagem deste tamanho. Quando Roberto Marinho criou a TV Globo, o Flamengo já tinha a maior torcida do país. Mas fique à vontade para bolar um projeto nacional que faça o Silvestre sair do bolso do Nunes“, relembrando a derrota do Atlético-MG na Libertadores de 1981.

Só espero que mostrando números e lógica, você não tente manter a narrativa espúria.

Porque ela não passa disso.

Uma antiga verborragia para tentar justificar porque um clube é tão mais nacional que TODOS os outros.

Não tente explicar.
Basta sentir. pic.twitter.com/tsv5rG5JTy

— De Laurentis (@delaurentiis_br) May 3, 2023

VEJA OUTROS TWEETS DE RUBRO-NEGROS:

A nacionalização do Flamengo foi via rádio nos anos 30 e 40… 30 anos antes da fundação da Globo….

Antes disso o Flamengo já era o clube mais popular da capital do Brasil, Rio de Janeiro.

Me espanta um cara inteligente não conhecer a história.

— Crypto Zico (@cryptozico10) May 3, 2023

Maluco cheio de graduação internacional na bio e fala uma bobagem deste tamanho. Quando Roberto Marinho criou a TV Globo o Flamengo já tinha a maior torcida do país.

Mas fique à vontade para bolar um projeto nacional que faça o Silvestre sair do bolso do Nunes… pic.twitter.com/8XGPxjMQuY

— Ricardo Ferreiraᶜʳᶠ (@RicardoPF) May 3, 2023

E tem dezenas (talvez centenas) de outros exemplos, tá? Meter a Globo aí, como se fosse um fator preponderante, não faz sentido algum. Eu aceito rivais falarem que é "filho da Globo", mas um "especialista" não se pode. pic.twitter.com/aIyoKad48L

— Daniel Liraᶜʳᶠ 🧨🔴⚫ Meeengo! 🗣️ (@bliradaniel) May 3, 2023

que pena, mestre. se quem representa a profissionalização da gestão do esporte resume suas ideias a comparações tão rasas (levianas?!), é sinal de que o esporte nesse país foi pro buraco mesmo…

ou o senhor se rendeu à lógica do engajamento pobre msm.

perde um seguidor…

— Pedro Pessoa (@phpessoa) May 3, 2023

É muita bobagem, pq não deu uma pesquisada meu camarada, evitaria de falar besteira, volta a uns 30, 40 anos atrás de 60 da Globo. Sobre as rádios na época e pq o Flamengo naquela época, já era a maior torcida do Brasil.

— GUTO FERNANDES (@GUTOFERNANDES33) May 3, 2023

Em meio à polêmica, a diretoria do Flamengo ignora o executivo em questão, pois está focada nos próximos compromissos. Afinal, o Rubro-Negro entra em campo na quinta-feira (04), contra o Racing (ARG), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América.

O cotejo entre Flamengo e Racing será disputado no Estádio Presidente Perón, em Avellaneda, na Argentina, e o Mengão está em busca do quarto título do torneio continental. O Atlético-MG, que gerou a “fake news” citada na matéria, ganhou somente um e, desde então, nunca mais chegou à final da Libertadores da América.

Assuntos:coluna do flaColuna do Flamengofake newsflaFlamengoMengãomengonotícias Flanoticias mengãoRicardo FortRUBRO-NEGROúltimas Fla
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
10 Comentários
  • Ederson disse:
    03/05/2023 às 11:14

    Então!! Obrigado globo!! Kkkkk

    Fazem o memo! Bando de chorão….

    Responder
  • RAUL FLA CWB disse:
    03/05/2023 às 11:16

    A mistura de inveja com ignorância é avassaladora

    Responder
  • John Smith disse:
    03/05/2023 às 11:22

    O clube vai tomar providências jurídicas? Não. Sabem porquê? A gestão é FRACA!

    Responder
  • wanderley batista leite disse:
    03/05/2023 às 11:26

    Sem falar que o publico do flamengo era de 190 mil pessoas no Maracãna época de Geraldino & Arquibáldos charanga e companhia.

    Responder
  • Edgar Filho disse:
    03/05/2023 às 11:39

    Esse sujeito passou recibo de que não entende de porcaria alguma quando fala um absurdo desses. O Flamengo já era imenso antes da Globo. Quem vai contratar um camarada desses, que fala tanta besteira por desconhecer o que fala.

    Responder
  • Fernandel Walker disse:
    03/05/2023 às 13:07

    O rubronegro De Laurentis deu a esse palmeirense de bosta a resposta que ele merecia. Li na íntegra a resposta, que deve fazer esse “profissional”, depois da monumental besteira que escreveu, passar um bom tempo sumido por pura vergonha, se for capaz ainda de se envergonhar.
    Essa turma de paulistas bairristas, recalcados e traumatizados deveria se por no seu devido lugar e se preocupar apenas com eles mesmos. Quando acham que sabem tudo e resolvem dar opinião sobre o que não conhecem, o resultado é, via de regra, desastroso. Já fazem muito ficando com a matraca suja fechada.

    Responder
  • João disse:
    03/05/2023 às 13:40

    O Zé ruela queria Ibope e conseguiu. Deram palco pro babaca

    Responder
  • Sergio SG disse:
    03/05/2023 às 15:24

    Será que ele aprendeu alguma coisa depois dessa aula…?

    Responder
  • RENAN ALVES BOMFIM disse:
    03/05/2023 às 16:26

    John Smith desde de quando precisa de ação jurídica sobre isso? O cara fala besteira, e oque vc quer, uma retratação, ou acha que nesse caso existe compensação financeira. kkkkkkk Um babaca desse que nem conhece a historia, só foi passar vergonha. Se o time for processar todos que falam besteira vai ter uns 2 mil processos por ano. Diretoria tem muito mais oque fazer. E mesmo que fizesse algo, lembrando que o FRACO é o departamento de Futebol e não ás outras áreas do Flamengo.

    Responder
  • John Smith disse:
    03/05/2023 às 17:41

    Renan, se faço afirmações que envolvem a marca Flamengo, devo no mínimo analisar os impactos causados. E se estes impactos forem negativos para a imagem do clube, acionar a parte jurídica para tomaras devidas providências. Isto é o que acredito, especialmente se relacionado a uma emissora de TV que há tempos entra em rota de colisão com o clube. No mínimo, uma retratação pública o executivo em questão deve fazer.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Goleiro do Flamengo se reapresenta à seleção para dois jogos amistosos contra a Bolívia

2

Apesar de proposta do Flamengo, Thiago Almada fecha com o River Plate, afirma Fabrizio Romano

2 8
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Real Madrid aumenta oferta por renovação de Vini Jr e afasta interesse do Arsenal

9 11

Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

37 8
Brasileirão

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

10 10

Flamengo acerta contratação de jogador que quebrou recorde no Cuiabá

30 8
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

9 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. Edson Chagas em Flamengo avança por 11º reforço da base em 2026, mas esbarra em exigência de atacante

    O Flamengo só deveria aproveitar melhor esses garotos principalmente no time principal, pois tirar jogadores promissores de outros times e…

  2. Carlos em Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

    Na minha opinião, seria melhor a contratação do Luis Henrique, pois iriamos ficar com as duas pontas bem servidas de…

  3. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  4. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  5. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo