Flamengo venceu o Corinthians, por 1 a 0, no apagar das luzes
Na tarde deste domingo (21), o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Corinthians, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileira. Em pleno Maracanã, o time comandado por Jorge Sampaoli jogou mal e, apesar de ter sofrido pressão do rival, marcou um gol no apagar das luzes. Herói improvável, Léo Pereira, que havia reclamado de um incômodo na coxa esquerda, foi o responsável por dar a vitória de 1 a 0 para o Mais Querido.
O JOGO
O Flamengo começou a partida ficando mais com a posse de bola. Aos 13 minutos do primeiro tempo, Ayrton Lucas recebeu em velocidade na ponta direita, tentou o cruzamento, mas foi travado por Bruno Mendez, dando escanteio para o Rubro-Negro. Em cobrança fechada, Cássio saiu socando a bola para evitar a chegada ‘perigosa’ do Fla.
Aos 15 minutos, Yuri Alberto recebeu ‘passe’ errado de Gerson para trás, dominou e lançou Róger Guedes na ponta direita. No lance, o jogador do Corinthians perdeu na corrida para Ayrton Lucas e faz a falta. Em respostta à tentativa alvinegra, o Flamengo teve boa chegada aos 18′.
No lance, Pulgar deu lindo passe para Gabigol na entrada da área. O camisa 10 dominou, ajeitou para a canhota e tentou o chute cruzado. No entanto, Bruno Méndez travou a finalização e a bola saiu em escanteio. Até os 21 minutos do primeiro tempo, só deu Flamengo e a prova disso foi a posse de bola rubro-negra, em aproximadamente 71%.
A primeira boa chance do Corinthians foi aos 24 minutos. No lance, Fausto Vera acertou bom lançamento para Róger Guedes na ponta esquerda. O camisa 10 paulista dominou, puxou para dentro e fez o passe de calcanhar a Bidu, que passou em velocidade. O lateral bateu cruzado e a bola passou em frente ao gol de Santos.
Tentando pressionar o Flamengo, o Corinthians levou perigo ao goleiro Santos aos 28 minutos do primeiro tempo. Isso porque, Paulinho acionou Adson na ponta direita. O atacante levou para dentro e lançou Róger Guedes. O camisa 10 paulista dominou e bateu cruzado rente à trave. Yuri Alberto chegou de carrinho no ‘segundo pau’ e, por pouco, não abriu o placar para o adversário.
Já nos acréscimos, o Flamengo assustou o goleiro Cássio. Na ocasião, Gerson ajeitou para a chegada de Thiago Maia. O camisa 8 bateu de primeira, de canhota, e a bola saiu pela linha de fundo em tiro de meta. Na sequência, pressão rubro-negra. No pivô, Pedro recebeu, ajeitou para Gabigol, que dominou e soltou a bomba. O arqueiro corinthiano salvou com a ponta do dedo.
Aos 49 minutos, o Flamengo seguiu pressionando o Corinthians. Victor Hugo recebeu a bola na entrada da área, passou no meio de dois jogadores do Alvinegro Paulista e finalizou de perna direita. A bola, no entanto, desviou em Murillo e saiu em escanteio. Na sequência, o árbitro apitou sinalizando o fim da primeira etapa.
Sem alterações, o Flamengo voltou do intervalo levando pressão do Corinthians. Aos três minutos, Santos saiu jogando errado, deu bola no pé de Paulinho, que acelerou e acionou Yuri Alberto livre no lado direito da área. O camisa 9 do rival chutou de canhota em cima do goleiro Santos. No rebote, a bola sobrou para Paulinho, que tentou uma bicicleta torta. A bola caiu no pé de Róger Guedes, que finalizou travado pela defesa rubro-negra.
Com oito minutos da etapa complementar, mais pressão do Corinthians em cima do Flamengo. Maycon cobrou escanteio, Thiago Maia subiu dentro da área e afastou. No rebote, a bola voltou para dentro da área, Yuri Alberto sobiu sozinho, mas cabeceou para fora.
Apenas aos 16 minutos do segundo tempo é que o Flamengo tentou levar algum perigo ao Corinthians. Gabigol recebeu a bola na intermediária, dominou e tentou o chute de longe. A finalização saiu fraca pela linha de fundo em tiro de meta.
Com 21 minutos, Wesley foi acionado na ponta-direita, dominou e tocou rasteiro para Gerson. O camisa 20 ajeitou para Vidal, que chegou chutando, mas acabou travado pela defesa do Corinthians. Aos 35′, Gabigol abriu na ponta-direita, dominou e cruzou para Gerson entrando na segunda trave. O meia cabeceou para dentro da área e Cássio ficou com a bola.
O gol do Flamengo veio aos 48 minutos, nos acréscimos. Everton Cebolinha recebeu de Gerson na ponta-esquerda, marcado por Ángel Romero, o atacante levou para a perna direita e cruzou para o zagueiro, que, machucado, cabeceou para o fundo da rede, garantindo a vitória rubro-negra.
Vale lembrar que Léo Pereira sentiu um incômodo na coxa direita já na reta final da partida. O jogador chegou a cair no chão, mas como Sampaoli já havia queimado todas as paradas para fazer substituições, não foi possível tirar o zagueiro. Com isso, o treinador mandou o atleta atuar como centroavante. Minutos depois, para a alegria do técnico argentino, do defensor e da Nação, o gol rubro-negro veio junto com a vitória.
E AGORA?
Agora, o Flamengo vira a chave e foca na disputa da Copa Libertadores da América. Na quarta-feira (24), o Mais Querido enfrenta o Ñublense (CHI), a partir das 21h30 (horário de Brasília), em jogo válido pela quarta rodada da fase de grupos do torneio continental. O confronto acontecerá no Estádio Municipal de Concepción, no Chile.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO x CORINTHIANS
Competição: Campeonato Brasileiro – 7ª Rodada
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 21 de maio de 2023 (domingo)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Público pagante: 60.352
Público presente: 64.871
Renda: R$ 3.616.817,50
ESCALAÇÕES:
Flamengo: Santos; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Erick Pulgar, Victor Hugo e Gerson; Gabigol e Pedro.
Técnico: Jorge Sampaoli.
Corinthians: Cássio; Bruno Mendes, Murillo, Gil, Matheus Bidu; Fausto Vera, Maycon e Paulinho; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Quem ganhou esse jogo foi S. Judas Tadeu!
Sampaoli errou de novo. Só poderia interromper o jogo por 3 vezes no segundo tempo, e só conseguiu fazer 3 substituições. Léo Pereira machucou e não poderia ser substituído. Foi pro ataque fazer número, pra não prejudicar a defesa. Aí veio S. Judas Tadeu e colocou o cruzamento do Cebolinha na cabeça dele. Já era o melhor do Flamengo jogando na defesa, se transformou no herói do jogo ao fazer o gol da vitória! Nunca vi isso na vida! kkkkk
Com a palavra, agora, o DM e a Comissão Técnica do Flamengo. Arrascaeta (de novo), Fabrício Bruno, Pedro (de novo) e agora Léo Pereira. Daqui há pouco é melhor colocar o sub-20 pra jogar.
Sampaoli, nem todo dia vai ter a sorte que teve hj. É preciso melhorar, e MUITO!
Quero aqui reconhecer e agradecer o comprometimento do Leo Pereira, para quem já pedi a barca. O resultado veio por seu empenho individual. Só. O Sampanela foi assustador. Foi patético ver sua estreiteza, vai burrice mesmo. O time precisando de velocidade e a sumidade coloca o Vidal? Pqp. O Cebolinha continua um zero a esquerda, não passa de um Marinho 2.0. Precisávamos de contundência e então ele tinha que colocar os garotos. Será possível não perceber isso? Pedro escondido, Gerson lento. É horrível esta Arrasca dependência.