Flamengo entra em campo pela 42ª vez em 2023
Por Carlos Lima
O Flamengo quer vencer o Aucas (EQU) na quarta-feira (28) e garantir vaga nas oitavas de finais da Copa Libertadores da América. O Fla, inclusive, espera contar com alguns fatores em busca da vitória, dentre eles: as vantagens físicas e táticas. Isso porque, os rubro-negros atuaram em 20 partidas a mais que os rivais na temporada.
No ano de 2023, o Flamengo entrou em campo em 41 partidas, enquanto que o adversário desta quarta-feira (28) só atuou em 21 oportunidades. Com isso, o Fla tem quase que o dobro de jogos realizados que o Aucas nesta temporada. Apesar de um ‘desgaste’ físico maior, o Mengo tem outras vantagens se comparado ao rival.
Aucas jogou 21 vezes na temporada, durante os seis primeiros meses. Com isso, a média de partidas dos equatorianos é uma a cada oito dias. Em contrapartida, o Flamengo atuou em 41 oportunidades no semestre inicial de 2023, o que dá ao Fla um duelo a cada quatro dias. A vantagem rubro-negra prevalece quanto à resistência do time ao decorrer dos confrontos, com melhor entrosamento, ritmo de jogo e mais vigor em campo.
O Coluna do Fla procurou uma especialista na área de condicionamento e preparo físico para tratar do assunto. De acordo com a profissional, o ritmo de jogo e assiduidade nas partidas possibilita ao atleta resistir mais ao cansaço. Em outra palavras, ‘aguentar mais tempo’ em alta performance no campo. Por outro lado, uma equipe com menos jogos chega mais descansada para o duelo, além de ter ‘risco baixo de lesão’ por desgaste.
Flamengo x Aucas (EQU) terá bola rolando a partir das 21h30 (horário de Brasília) de quarta-feira (28). Pela última rodada do Grupo A da Copa Libertadores da América, os times se enfrentam com Maracanã lotado e cobertura total do Coluna do Fla, via YouTube. Na cabine de transmissão estarão os brabos Rafa Penido, Tulio Rodrigues, Leo José e Vitor Beloti.