Sampaoli mudou ideia e estilo de jogo de meias do Flamengo
Com pouco mais de três meses de trabalho à frente do Flamengo, o técnico Jorge Sampaoli ainda vive momentos de oscilação no que diz respeito a resultados e rendimento. Apesar disso, diversas ideias do treinador já podem ser vistas claramente na equipe rubro-negra, e dentre elas está a mudança de movimentação dos meias, sobretudo Arrascaeta e Everton Ribeiro, com os quais o comandante usa ensinamentos que ‘aprendeu com Messi’.
Segundo Sampaoli, um dos grandes pontos que trabalha com os atletas é em relação a manter um determinado posicionamento, para esperar a bola chegar. O argentino não é favorável a movimentações intensas, exigindo velocidade dos jogadores. De acordo com a ideia de jogo, o correto é que a bola tenha velocidade, para aproveitar tais espaços.
— O mais difícil no Brasil, no jogo posicional, é que o jogador espere na posição. É uma coisa que eu aprendi com o Messi, quando eu estava na seleção argentina. Messi sempre esperava, não estava dando voltas —, explicou Sampaoli, em entrevista ao programa ‘Resenha do Galinho’, comandado por Zico.
— A bola tem que chegar lá. Eu falo sempre com Everton Ribeiro e Arrascaeta: ‘não se movimentem tanto, a bola tem que chegar’. A dinâmica da velocidade de ataque tem a ver com a velocidade da bola, não com a velocidade dos jogadores —, declarou na sequência.
A declaração do treinador reforça o pensamento de aplicar à equipe uma ideia de jogo mais posicional. Esse fato, aliás, incomoda parte da torcida, que recentemente teve mais encanto por times como o de Dorival Junior, em 2022, e de Jorge Jesus, entre 2019 e 2020, que utilizavam táticas com mais movimentação e mudanças de posicionamento entre os atletas.