Atual campeão da Libertadores, o Flamengo está fora da edição 2023
Antes de a temporada começar, os torcedores do Flamengo se encheram de otimismo, com a possibilidade de conquistar os sete títulos em 2023. Porém, quanto mais torneios, maiores foram as decepções. Na derrota por 3 a 1 para o Olimpia (PAR), pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Fla deu adeus para o quinto campeonato no ano. Nos últimos oito meses, o Rubro-Negro coleciona decepções para os apaixonados pelo clube.
Ao Flamengo, resta o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil para encerrar o ano de 2023. O time foi eliminado precocemente no Mundial de Clubes, perdeu a Recopa em pleno Maracanã, ficou com o vice do Carioca após abrir 2 a 0 no primeiro jogo da final, foi derrotado na Supercopa levando quatro gols e agora deu adeus à Libertadores. Relembre os jogos marcantes (negativamente) na temporada.
OS VEXAMES DO FLAMENGO EM 2023*:
28/01 – Palmeiras 4×3 Flamengo – Supercopa
07/02 – Flamengo 2×3 Al Hilal (SAU) – Mundial
28/02 – Flamengo 1×0 Del Valle (EQU) (derrota nos pênaltis) – Recopa
05/04 – Aucas (EQU) 2×1 Flamengo – estreia Libertadores
09/04 – Fluminense 4×1 Flamengo – final Carioca
13/04 – Maringá 2×0 Flamengo – estreia Copa do Brasil
24/05 – Ñublense (CHI) 1×1 Flamengo – Libertadores
22/06 – Bragantino 4×0 Flamengo – Brasileirão
22/07 – Flamengo 1×1 América-MG – Brasileirão
06/08 – Cuiabá 3×0 Flamengo – Brasileirão
10/ 08 – Olimpia (PAR) 3×1 Flamengo – Libertadores
*lista baseada em relação feita pelo GE
No Mundial de Clubes, a tão sonhada final com o Real Madrid (ESP) não aconteceu, pois o Flamengo perdeu para o Al Hilal, em jogo que Gerson foi expulso ainda no primeiro tempo. Poucas semanas antes, a decepção foi na Supercopa do Brasil, com a derrota por 4 a 3 para o Palmeiras.
Em 28 de fevereiro, o Flamengo perdeu nos pênaltis a Recopa em casa, contra o Del Valle, no Maracanã lotado. Em abril, três vexames marcantes. Derrota na estreia da Libertadores para o modesto Aucas, que ganhou apenas uma partida na competição e foi lanterna do Grupo A. Dias depois, a goleada por 4 a 1 do Fluminense na final do Carioca, após vencer na ida, por 2 a 0. Além disso, no quarto mês do ano, o triunfo do Maringá na Copa do Brasil.
Ainda na fase de grupo da Libertadores, outro tropeço contra equipe estreante: empate em 1 a 1 com o Ñublense. No Brasileirão, três decepções: goleadas sofridas para Bragantino e Cuiabá, além do empate com o então lanterna América-MG, no Maracanã lotado. Por fim, a eliminação do continental para o Olimpia, na quinta-feira (10).
Agora, o Flamengo se apega aos dois últimos campeonatos que restam para tentar pelo menos um título no ano. No domingo (13), o Rubro-Negro joga pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o São Paulo, no Maracanã. Também no Templo Sagrado, pela Copa do Brasil, o Mengo encara o Grêmio, na quarta (16). O Fla tenta evitar nova decepção, já que venceu na ida por 2 a 0.