O nome do presidente Rofolfo Landim está presente como um dos autores da nota
O Flamengo não vive o melhor momento da temporada. Em meio aos protestos da torcida contra jogadores e diretoria, alguns rubro-negros relembraram uma nota de 2017, feita pela atual gestão do Mengo com cobranças aos dirigentes do Fla à época. No entanto, para estes adeptos, as criticas escritas anos atrás também servem para a cúpula que comanda o Clube da Gávea no momento.
Em publicação no Twitter, um torcedor compartilhou o texto de cobranças e escreveu: “Essa nota poderia ter sido escrita hoje, mas é de 2017, do grupo do Landim contra a gestão do Bandeira de Mello. Que ironia, não?”. O torcedor ainda completou: “Soltaram isso aí em agosto de 2017, mais de um ano antes da eleição. A cada derrota e vexame iam para as redes sociais fazer politicagem. Errados? Não! Inclusive acho que falta isso para a atual oposição, se é que temos. Depois que o golpe vir, não adianta chorar.
LEIA A NOTA DE 2017
“O Flamengo atual é uma instituição burocrática, lenta, onde as decisões importantes são proteladas, onde a amizade se sobressai ao mérito. Os protegidos são recompensados e os talentosos são postos de lado. Esse modelo de administração é passado de fora para dentro do campo e os resultados esportivos conseguidos, mesmo com um dos maiores investimentos financeiros já feitos pelo clube, são uma prova isso;
– O Flamengo atual tem características dos piores partidos políticos, onde acordos e negociações passam muito distantes do sentimento de “tudo pelo Flamengo, nada do Flamengo“. Promessas de campanha não são cumpridas; contratações para o futebol são feitas de forma atabalhoada, sem a transparência e o planejamento necessários;
– O Flamengo atual é um clube apático, sem vida, sem vibração. Não se vê sangue nos olhos. Não se vê uma cobrança séria. Não se vê revolta pela derrota – muitas delas tratadas como se fossem naturais. Não se vê mais respeito pela torcida, maior patrimônio do clube.
Conte sempre com todos nós!
Saudações Rubro-Negras!
Chico Brandão
Gustavo Fernandes
Gustavo Oliveira
Luiz Eduardo Baptista (BAP)
Rodolfo Landim
Rodrigo Tostes
Wallim Vasconcellos”
Importante ressaltar que a atual gestão do Flamengo tem sido bastante criticada. Além dos protestos durante os jogos, torcedores estiveram presentes em frente ao local da festa de aniversário de Gabigol, na terça-feira (29), onde se manifestaram contra jogadores e dirigentes. Na ocasião, o presidente Rodolfo Landim e o vice de futebol, Marcos Braz, foram alvos de cobrança por parte dos flamenguistas.
A diretoria rubro-negra, com isso, torce para que o Flamengo vença o próximo compromisso da temporada e o clima amenize. Sendo assim, o Mengo entra em campo no sábado (02), diante do Botafogo, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será realizada às 21h (horário de Brasília) no Estádio Nilton Santos. Como de costume, o Coluna do Fla comanda a transmissão mais pe-quente da internet, ao vivo, no YouTube.
E quando foi o melhor momento do Flamengo em 2023?
Ajuda a minha memória.
Não lembro de melhor momento.
Lembrei. Foi quando o Flamengo conquistou a libertadores e a copa Brasil. Xiiiiiii. Isso foi com o Dorival no final de 2022.
A nota está completamente atual. Daí podemos perceber que naquele momento desejava apenas realizar um ataque a administração da época, visando a tomada do poder. Obtido o poder, tudo voltou ao que era antes e até piorou. O Flamengo de hoje é ainda mais burocrático, lento e omisso. Decisões importantes são proteladas e a amizade sobressai grandemente ao mérito. Modelo equivocado de administração que influencia diretamente nos resultados esportivos, mesmo com investimentos cada vez maiores. Realmente o Flamengo atual tem características dos piores partidos políticos. Promessas não são cumpridas; contratações para o futebol são feitas de forma atabalhoada e desastrosas, sem a transparência e o planejamento necessário. Não se vê no Flamengo atual, sangue nos olhos. Não se vê cobrança séria. Não se vê revolta pela derrota, tratadas como se fossem naturais pelo Sr. BRAZ. Não há nenhum respeito pela torcida e pelas cores do clube. A nota foi uma premonição e realmente relata de forma magistral a situação do Flamengo sob a gestão LANDIM.
Essa nota tá atualissima, até parece que foi feita para a diretoria atual. Diga-se: Rodolfo Landim, Marcos Braz e Cia!!!
Tô aqui esperando para comentar sobre a grande concentração de torcedores em frente ao Ninho, para protestar contra os desmandos dessa diretoria… contra a passividade do departamento de futebol… contra esse presunçoso que se acha técnico… e contra os outros integrantes desse elenco de acomodados… ou ontem foi direcionado e bem encomendado?
Nota mais hilária é impossível. É a De Volta pro futuro. Dirigentes são o câncer, a aids, a covid, bicho do pé, a doença terminal do futebol.
Que a gestão do Bandeira não foi perfeita e que também teve alguns equívocos, sem sombra de dúvida. Mas lembrem-se que o mestre dos magos pegou um clube praticamente quebrado e o fez ressurgir das cinzas, ao promover todo um processo de reestruturação que culminou em um novo Flamengo a partir da gestão de Landim, com as dívidas equalizadas e +100 milhões em caixa para investir e posteriormente, conquistar as Libertadores, Brasileiros, Copa Brasil e outros títulos nos anos seguintes. Por isto,os críticos adoram gritar a plenos pulmões e dizer “só ganhou carioquetas e uma Copa Brasil”, além de uma meia-dúzia de vices-campeonatos. EU QUERIA VER SE ESSE BANDO QUE ESTÁ AÍ HOJE SE SAIRIAM BEM NO FLAMENGO DE 2013! E volto a dizer: se a partir de 2019 tivéssemos uma gestão equivalente a do Bandeira, o que poderíamos ter conquistado desde então?
Impressionante como essa nota está atual… muito impressionante. Nem o melhor escritor teria tamanha capacidade de descrever EXATAMENTE o que está se passando. O mundo não gira, dá cambalhotas!!!
Diferente do começo do Bandeira onde o clube passava por um transição financeira, por isso não disputou grandes títulos, 2017 do Bandeira, dessa nota esta exatamente 2023 agora do Landim. Essa diretoria ganhou títulos importantes em 2019, 2020 e 2022. Mas com erros de adm do futebol que começaram no ano de 2022, e corrigido com o Dorival, e continuado em 2023 essa NOTA caiu como uma luva para atual momento da gestão do Landim, que age mais como cabeça dura, do que com a visão sobre oque é realmente bom para o Flamengo.