Contra o Fluminense, Arrascaeta marcou o décimo gol no ano
Arrascaeta marcou dois dos últimos quatro gols do Flamengo no ano, um no Palmeiras e outro no Fluminense. A fase artilheira recente fez com que o uruguaio alcançasse uma marca importante vestindo o Manto Sagrado. Desde 2019, quando foi anunciado no clube, o camisa 14 conseguiu ‘duplo-duplo’, ou seja, dez ou mais bolas na rede e assistências, em quatro das cinco temporadas.
ARRASCAETA NO FLAMENGO
2019 – 18 gols e 19 assistências (52 jogos)
2020 – 12 e 14 (50)
2021 – 09 e 14 (35)
2022 – 13 e 18 (56)
2023 – 10 e 12 (49)
A única exceção ocorreu em 2021, quando Arrascaeta fez apenas nove gols. Por outro lado, a número de assistências superou a barreira dos dez, sendo 14 no total. Porém, naquela temporada, o meia sofreu com seguidas lesões e recebeu muitas convocações para a Seleção Uruguaia, desfalcando o Flamengo em várias ocasiões. Para título de comparação, há dois anos, o atleta fez 35 partidas. Em 2023, que ainda não acabou, foram 49 embates do jogador.
Em números, a melhor temporada de Arrascaeta com a camisa do Flamengo foi em 2019. No ‘ano mágico’, o atleta fez 18 gols e 19 assistências, melhores marcas do meia pelo clube. Já a quantidade de jogos foi 52, atrás apenas do ano passado (56). Os dados foram retirados do portal ‘OGol’.
‘JEJUM’ DE ASSISTÊNCIAS
Apesar da fase artilheira, com dois gols seguidos, Arrascaeta vive um ‘jejum’ de assistências. O último passe para bola na rede aconteceu no dia 10 de agosto, na derrota do Flamengo por 3 a 1 para o Olimpia (PAR), pela Copa Libertadores da América. Desde então, o uruguaio fez dez partidas pelo Fla. Neste recorte, foram quatro tentos.
ARRASCAETA DEVE PASSAR POR ‘MARATONA’
Convocado para a Seleção Uruguaia, Arrascaeta tem dois compromissos pelas Eliminatórias da Copa. O primeiro deles será na Argentina, na quinta-feira (16). Já o segundo, no entanto, preocupa o Flamengo: acontece na terça (21), em casa, contra a Bolívia. Ou seja, apenas dois dias antes do duelo do Rubro-Negro contra o Red Bull Bragantino.
Então, para retornar a tempo, visando o confronto do Brasileirão, o Flamengo prepara uma logística especial para ‘resgatar’ os convocados nesta Data FIFA. Além de Arrascaeta, o uruguaio Varela e o chileno Erick Pulgar representam as equipes na luta pela classificação à Copa do Mundo.