Expectativa é de que julgamento de Gabigol tenha um desfecho nesta segunda-feira (25)
Após mais de cinco horas, o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) decidiu adiar a análise do caso de Gabigol no dia 18 de março. Nesta segunda-feira (25), o julgamento vai ter prosseguimento e o atacante do Flamengo pode pegar até quatro anos de suspensão.
O julgameno de Gabigol começou na última segunda-feira (18), de forma remota. O atacante do Flamengo está sendo defendido por Bichara Neto, que atuou no caso de Paolo Guerrero, em 2017, quando o peruano foi suspenso por doping.
Além disso, o vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee, também acompanhou a sessão de Gabigol. A expectativa é de que o julgamento tenha um desfecho nesta segunda-feira (25), quando a deliberação é retomada.
RELEMBRE O CASO
De acordo com os relatos nos quais a denúncia se baseou, Gabigol prejudicou o trabalho dos oficiais de várias formas. Em suma, além de fazê-los esperar, o jogador teria desrespeitado-os, sem seguir os procedimentos corretos.
Segundo o controle antidopagem, Gabigol dificultou a realização do exame no Ninho do Urubu. O atacante foi enquadrado no artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem por “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.
O QUE DIZ O CÓDIGO BRASILEIRO ANTIDOPAGEM?
Art. 122. Fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de dopagem por um atleta ou outra pessoa.
Sanção: suspensão de quatro anos, exceto:
Quero receber
I – se o atleta ou outra pessoa puder comprovar circunstâncias excepcionais que justifiquem uma redução do período de suspensão, caso em que o período será de dois a quatro anos, dependendo do grau de culpa do atleta ou de outra pessoa; ou
II – em um caso que envolva uma pessoa protegida ou um atleta de nível recreativo, o período de suspensão corresponderá a, no máximo, dois anos e, no mínimo, uma advertência, sem período de suspensão, de acordo com o grau de culpa.
Dessa forma, Gabigol pode ser suspenso do futebol por até quatro anos. Porém, internamente, o Flamengo acredita que o jogador será absolvido ao invés de condenado. Isso porque, o resultado do exame do camisa 10 deu negativo.
M-O-L-E-Q-U-E-!!!