Bruno Spindel comentou as recentes declarações do técnico Tite sobre se o Flamengo irá priorizar competições
A temporada do Flamengo está apenas começando, mas já é de conhecimento geral que a agenda será cheia. Com o fim do Campeonato Carioca, conquistado de maneira invicta, o Mengão volta os olhares para Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Questionado sobre priorizar competições, o diretor-executivo do clube carioca, Bruno Spindel, citou a passagem de Jorge Jesus pela Gávea, ao endossar fala de Tite a respeito de ser “humanamente impossível” repetir o mesmo time nos três torneios.
— O próprio Jorge (Jesus), em 2019, isso é número, não é chute, não é nada. Eu não estou dizendo que ele não repetiu o time, mas se você pegar o time de domingo para quarta, de quarta para domingo, sempre o time do jogo seguinte contra o anterior, acho que ele não repetiu praticamente nenhum. Em média, ele trocava três a quatro jogadores por partida. No jogo contra o Grêmio, na terça, antes da final da Libertadores, ele trocou nove jogadores e deixou os nove do Rio de Janeiro preparando para a final da Libertadores -, iniciou.
— Rogério Ceni também era entre três e quatro jogadores ali. Renato (Gaúcho), acho que por volta disso também. O Dorival (Júnior) já era em torno de sete. Então, cada um tem uma estratégia. É óbvio que o que a gente procura fazer é montar um elenco que tenha a capacidade de enfrentar os desafios da temporada de acordo com o calendário, o Flamengo entra para disputar todos os títulos -, continuou, Bruno Spindel.
— Mas o que o Tite colocou e o que a gente coloca é humanamente impossível. O que o imaginário popular coloca, que é sempre o mesmo time, isso não acontece. Porque não tem ser humano que aguente jogar 80 jogos na temporada sem que o seu rendimento caia ou ele se lesione -, afirmou.
DECISÕES À LUZ DA CIÊNCIA
Bruno Spindel também fez questão de afirmar que tais decisões (sobre priorizar competições) só ocorrerão ao longo da temporada. Além disso, o dirigente salientou que algumas definições sobre a parte física dos atletas serão com base na ciência.
— Então, tem determinadas decisões que têm que ser tomadas, à luz da ciência, etc. E nesse sentido, essas decisões, óbvio, precisam ser discutidas também. Algumas, nada que tenha a ver com relação de jogo, nem que tenha a ver com escalação, isso aí é 100% do treinador. Mas, colocando de novo aqui, se fosse possível, é óbvio que a gente gostaria que se jogasse sempre da mesma forma os 80 jogos, mas não é humanamente possível -, finalizou.
INÍCIO DA MARATONA
Pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Flamengo encara o Atlético-GO, neste domingo (14). A bola rola a partir as 16h (horário de Brasília), no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Como manda a tradição, o jogo terá a transmissão ao vivo do Coluna do Fla, no YouTube. Dessa forma, a transmissão mais rubro-negra e pé-quente da internet conta com narração do ‘brabo’ Rafa Penido, acompanhado dos comentários de Tulio Rodrigues. Por fim, as reportagens são de Leo José, Késia Alves e Mônica Alves.