FIFPro, que representa os atletas, entende que o torneio ataca o bem-estar dos profissionais
O Flamengo está garantido no novo Mundial de Clubes, marcado para a metade do ano de 2025. No entanto, é possível que o torneio não ocorra na data prevista. Afinal, a FIFPro, sindicato internacional dos jogadores de futebol, quer que a competição seja adiada. O grupo pretende tomar ações caso a disputa seja confirmada para junho e julho do ano que vem, nos Estados Unidos.
Um documento já foi enviado para o presidente da FIFA, Gianni Infantino, pedindo para rever a ideia do novo Mundial. Além disso, a FIFPro é contra a nova Copa Intercontinental, que acontecerá anualmente, substituindo o antigo modelo de Mundial, que teve o Manchester City (ING) como último campeão.
ARGUMENTO USADO
Junho e julho costumam ser os meses de férias dos times europeus. Então, com o Mundial de Clubes de 2025, muitos jogadores enfrentariam três anos sem descanso. Afinal, em 2024 tem Copa América e Eurocopa e, em 2026, acontece a Copa do Mundo de Seleções. Portanto, a FIFPro entende que os atletas ficam sobrecarregados.
“A recente abordagem estratégica da Fifa de desenvolver as suas próprias competições – como a Copa do Mundo, a Copa do Mundo de Clubes ou a Copa Intercontinental – está perturbando negativamente a indústria do futebol, colocando em risco as ligas nacionais e afetando a saúde e o bem-estar dos jogadores“, diz trecho da carta encaminhada ao presidente da FIFA.
Algumas ligas da Europa também já se manifestaram contra o Mundial de 2025, caso da Premier League, da Inglaterra. Porém, a FIFA se mantém firme para a realização do torneio e tem agendado um congresso na próxima semana, na Tailândia, para alinhas novos pontos sobre a competição.
O MUNDIAL
Por ter conquistado a Libertadores de 2022, o Flamengo está garantido no Mundial de 2025. No total, serão 32 clubes, com oito grupos de quatro times, nos mesmos moldes da Copa do Mundo de seleções, com duas equipes, por chave, avançando às oitavas. Além do Mengão, Fluminense e Palmeiras estão confirmados. Por fim, mais três clubes da América do Sul jogarão a competição, com o vencedor do continente em 2024 e dois por ranking.