Flamengo tem 50% de aproveitamento quando decide fora de casa nas oitavas da Libertadores
Por: Pedro Paulo Catonho
Como ficou em segundo no Grupo E da Libertadores, o Flamengo terá que fazer o jogo decisivo das oitavas de final de visitante, contra o Bolívar (BOL). A situação não é inédita para o Rubro-Negro, que já encarou esse cenário por outras quatro vezes. O retrospecto é equilibrado, com duas classificações e duas eliminações para o Mais Querido, ou seja, 50% de aproveitamento.
VEJA AS QUATRO VEZES EM QUE O FLAMENGO DECIDIU AS OITAVAS FORA DE CASA
1993
Flamengo 8×2 Minervén (VEN)
Minervén 0x1 Flamengo
2010
Flamengo 1×0 Corinthians
Corinthians 2×1 Flamengo
2018
Flamengo 0x2 Cruzeiro
Cruzeiro 0x1 Flamengo
2023
Flamengo 1×0 Olimpia (PAR)
Olimpia 3×1 Flamengo
A primeira vez em que o Flamengo decidiu fora de casa nas oitavas foi em 1993. No Maracanã, o Mengo resolveu o confronto, ao fazer 8 a 2 no Minervén, da Venezuela. No jogo 2, o Rubro-Negro ainda venceu novamente e avançou às quartas. O elenco tinha nomes como Júnior Baiano, Maestro Junior, Marcelinho Carioca e Djalminha.
FLA ACABA COM SONHO NO CENTENÁRIO DO CORINTHIANS
Em 2010, o Corinthians investiu pesado para ganhar, até então, a inédita Libertadores. Porém, o Flamengo acabou com o sonho do time paulista no ano do centenário. Comandado por Adriano Imperador e Vagner Love, o Mengão passou de fase contra o adversário, que tinha Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos.
Na ida, no Maracanã, o Flamengo ganhou de 1 a 0, com gol de Adriano, de pênalti. Já no segundo confronto, no Pacaembu, o Corinthians abriu 2 a 0 no primeiro tempo e estava com a classificação encaminhada. Mas no segundo, Vagner Love balançou as redes e classificou o Rubro-Negro através do extinto critério de gol fora de casa.
ELIMINAÇÕES RECENTES
Se as lembranças são boas contra Minervén e Corinthians, a realidade é outra nas mais recentes. Em 2018, o Flamengo perdeu no Maracanã para o Cruzeiro, por 2 a 0, com direito a gol de Arrascaeta. Na volta, no Mineirão, o Fla até ganhou, mas por apenas 1 a 0, tento do zagueiro Léo Duarte.
Por fim, a traumática eliminação para o Olimpia, no ano passado. Bruno Henrique marcou o único gol do jogo no Maracanã. O camisa 27 ainda abriu o marcador em Assunção, mas os paraguaios conseguiram a virada por 3 a 1 com três tentos de bolas aéreas.
E EM 2024?
Portanto, Flamengo e Bolívar se enfrentam nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto, com a ida no Maracanã e a volta na altitude de La Paz, na Bolívia. As duas equipes, inclusive, se enfrentaram na primeira fase do torneio, com uma vitória para cada lado, nas respectivas casas. No Rio de Janeiro, o Mengão fez 4 a 0. Porém, como visitante, o time de Tite foi derrotado por 2 a 1.