Reinaldo é o treinador que está à frente do Maricá, na segunda divisão do Campeonato Carioca
Por: Rodrigo Lima
O Maricá está empolgando nesse início de segunda divisão do Campeonato Carioca. Ex-atacante do Flamengo, Reinaldo é quem comanda a equipe da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Em busca de saber curiosidades sobre os tempos de jogador e detalhes dessa nova profissão, o Coluna do Fla bateu um papo com o ‘Rei’, como é carinhosamente conhecido.
Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, Reinaldo lembrou momentos importantes que teve pelo Flamengo. Com apenas dois dias no profissional, o ex-jogador teve a missão de substituir Romário em uma final de Campeonato Carioca contra o Vasco. Dessa forma, o atual técnico do Maricá contou detalhes do conselho que recebeu do ‘Baixinho’ antes do ‘Clássico dos Milhões’, em 1999.
Não é uma resenha, foi mais um conselho que ele (Romário) me deu no primeiro jogo da final do campeonato de 99, antes da final. O Romário sentiu a panturrilha. Eu só tinha dois dias no profissional, ninguém esperava que eu ia ser titular. O Carlinhos (treinador da época) me escolheu para ser o titular daquela partida no primeiro jogo da final do Carioca de 99″; declarou, antes de concluir:
Eu nunca mais vou esquecer o conselho que o Romário me deu, ele chegou perto de mim e falou: “ei, jogue como você vem jogando nos juniores, que você tem o potencial, você não estar aqui à toa, tu chegou aqui pra vencer. Encare como a oportunidade da vida e, independentemente do que acontecer, pode contar com o meu apoio”. Então, agradeço ao Romário até hoje por tudo que ele me ensinou, finalizou.
SAÍDA INUSITADA DO FLAMENGO
Em 2001, o Flamengo acertou a saída de Reinaldo e Adriano para chegada de Vampeta. Na ocasião, o Rubro-Negro cedeu o hoje técnico para o PSG (FRA) enquanto o ‘Imperador’ foi para a Inter de Milão (ITA). Passados os anos, o comandante do Maricá entende que se não tivesse deixado o Mengo de forma precoce poderia ter conquistados mais títulos pelo clube.
O Flamengo queria muito o Vampeta. E o Paris Saint-Germain gostava do meu futebol, eu era titular do Flamengo naquela ocasião. O Adriano estava subindo ali, já estava pedindo passagem, e a Inter queria levar o Adriano. Claro que eu acho que se fosse hoje a gente poderia ter uma negociação melhor para ficar mais tempo no Flamengo. Mas já passou, agora não tenho o que falar.
Se fosse na época de hoje, talvez a gente teria tomado algumas decisões diferentes, mas a gente também conseguiu realizar o sonho de jogar na Europa. Enfim, mas eu acho que a nível de conquista, se a gente ficado mais anos no Flamengo, sem dúvida nenhuma teria conquistado mais troféus com a camisa do Flamengo.
SONHO DE VOLTAR AO FLAMENGO
Reinaldo foi jogador profissional até julho de 2019, aos 40 anos. Logo após isso, o ex-atleta não entra mais em campo, mas continua à beira dos gramados, dessa vez, como técnico. À frente do Maricá, o ex-atacante tem conquistados os holofotes e não esconde o desejo de no futuro se tornar treinador do Flamengo.
Eu acho que todo treinador pensa em ser treinador do Flamengo um dia, né? Comigo não é diferente. Eu tenho esse sonho. Eu sei que tá muito distante, né? Tem muita coisa a percorrer ainda, muita coisa pra ensinar, para conquistar até eu chegar nesse momento. Mas eu acho que é tudo no tempo de Deus. Primeiramente, estou focado aqui no Maricá, nessa Série A2, que é um campeonato muito difícil, como eu falei. Muito concentrado aqui, foco total aqui no Maricá. Mas é claro que como planejamento de carreira é um sonho que eu tenho.
REINALDO NO MARICÁ
Antes de mais nada, o Maricá de Reinaldo está na segunda colocação da tabela da A2 do Carioca. No momento, o time das Região dos Lagos soma sete pontos, acumulando duas vitórias (Olaria e Petropólis) e um empate (Americano). Diante disso, a equipe só fica atrás apenas do América-RJ do presidente Romário, que é líder, com nove.