Além do Flamengo, outras sete equipes do Campeonato Brasileiro não contam com psicólogo
O futebol moderno caminha lado a lado com a psicologia nos tempos atuais. O profissional tem sido uma peça importante nos bastidores dos clubes nos últimos anos. No Campeonato Brasileiro de 2024, o Flamengo é um dos oito times que não possuem um psicólogo no departamento médico.
Além do Mengo, outros sete clubes do Campeonato Brasileiro da Série A não possuem um psicólogo. As equipes que não têm são: Athletico-PR, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Grêmio, Internacional, Juventude e São Paulo. Por outro lado, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Red Bull Bragantino, Corinthians, Criciúma, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras, Vasco e Vitória são os times que contam com o profissional.
IMPORTÂNCIA NOS BASTIDORES
Nos bastidores, os psicólogos têm a importância de analisar o comportamento dos jogadores e da comissão técnica durante os treinos e jogos. No caso do Flamengo, existem dois exemplos recentes de confusão após explosões de temperamento entre atletas da mesma equipe.
Em julho de 2023, o centroavante Pedro foi vítima de agressão física do então preparador físico Pablo Fernández, que fazia parte da equipe do argentino Jorge Sampaoli. Mais tarde, ainda no mesmo ano, Gerson e Varela saíram no soco durante treino no Ninho do Urubu após desentendimento.
SITUAÇÃO DO FLAMENGO
Desde a chegada do técnico Tite em outubro de 2023, as emoções dentro do Flamengo foram controladas e nenhuma briga foi contabilizada nesse período. Por outro lado, vale mencionar o histórico de bom relacionamento do treinador gaúcho com o elenco nos clubes pelos quais passou, além da Seleção Brasileira.
Com Tite ninguém fica titi
Se for contabilizar a presença de gestões sérias e competentes, somente o Palmeiras, o Fortaleza e o Atlético-PR possuem!
Tem que ver a necessidade. Flamengo não precisa contratar um fixo, mas caso precise pode pagar pelo serviço, simples assim, é a ideia de poupar gastos desnecessariamente, quem aqui não acredita que por ser clubes de futebol milionários, que esses cargos são altamente valorizados e acima da media salarial. OU seja pode pagar 2, 3x ou mais oque ganharia um medico da profissão.