Em nota oficial, Flamengo diz que foi prejudicado pela arbitragem no jogo 3 das finais do NBB
Flamengo e Franca se enfrentaram pelo Jogo 3 das finais do Novo Basquete Brasil (NBB) no último sábado (08). No dia seguinte após a derrota de 81 a 73, o Rubro-Negro publicou nota oficial detonando a arbitragem da partida no interior paulista. O clube, inclusive, apontou 11 erros da equipe do apito.
Mesmo que não acredite em má-fé da arbitragem no jogo em Franca, o Flamengo qualificou a condução da partida por parte dos juízes como “totalmente ineficiente” e “descabidas”. Isso porque, o Rubro-Negro reclama de inversão de faltas, uso de critérios diferentes e conclusões equivocadas. Dessa forma, o Mengo diz que tais erros influenciaram diretamente no resultado do jogo.
REPÚDIO AO CLIMA HOSTIL
O Flamengo também chamou atenção para um possível excesso de clima hostil no Ginásio Pedro Fuentes. Ainda na nota, o clube alega que a equipe de arbitragem e representantes permitiu e não combateu “uma hostilidade intolerável, inclusive com tentativa de agressão de um torcedor a nosso atleta, entre outras situações estapafúrdias”.
VEJA NOTA OFICIAL NA ÍNTEGRA
O Clube de Regatas do Flamengo vem, publicamente, manifestar o seu repúdio absoluto em face da atuação da equipe de arbitragem da Liga Nacional de Basquete na partida realizada, ontem, contra a equipe de Franca.
A condução da arbitragem foi totalmente ineficiente, descabida e atuou com grave imperícia.
Apesar de o Flamengo não acreditar ou acusar que tenha havido má-fé da arbitragem, é preocupante se observar que houve grave inversão de faltas, utilização de critérios distintos (da temporada e das outras séries) e conclusões equivocadas, que tiveram influência clara no resultado da partida.
Além desse fator, o Flamengo lamenta e repudia o fato de que a equipe de arbitragem e representantes permitiram que, nessa mesma partida, tenha imperado e sido permitida uma hostilidade intolerável, inclusive com tentativa de agressão de um torcedor a nosso atleta, entre outras situações estapafúrdias.
Vale destacar que nada tem sido feito para aprimorar o nível da arbitragem. O Flamengo considera que há permissividade de agarra-agarra, empurrões, bloqueios em movimento, que essa prática tem denegrido a qualidade técnica e tática da final.
No que se refere ao jogo de ontem, apenas para exemplificar, nos últimos 5 minutos, destacamos 11 situações claras contrárias ao Flamengo:
- O dobro de lances livres arremessados na partida: Franca com 22 lances livres; Flamengo com 11 lances livres.
- 4’44 falta no Jaú no rebote.
- 4’28 falta de ataque no Loku Cuello.
- 3’42 Tapa no braço do Loku.
- 2’58 falta no Jaú.
- 2’30 falta nos 3 pontos do Scott Machado.
- 1’24 falta no rebote do Jaú; árbitros foram revisar a pedido de Franca, que não tinha mais desafio.
- 1’06 colocaram 24” em vez de 14”. Retardaram 3 segundos.
- 43” falta apitada do Didi.
- 39” falta apitada do Loku.
- 20” falta no Scott Machado.
Diante da gravidade dos fatos narrados, o Flamengo, desde já, postula medidas imediatas por parte da Liga e seus dirigentes para sanar as falhas gritantes que vêm acontecendo, sendo certo que o clube apresentará representação formal contra a arbitragem e os árbitros envolvidos.
SITUAÇÃO DAS FINAIS DO NBB
Depois de perder pela segunda vez nas finais do NBB, o Flamengo agora precisa vencer as duas últimas partidas da série para alcançar o nono título nacional. Sendo assim, após dois embates seguidos no interior paulista, o Orgulho da Nação tem dois confrontos em casa, no Maracanãzinho.
- Jogo 1 – Flamengo 56 x 69 Sesi Franca
- Jogo 2 – Sesi Franca 68 x 76 Flamengo
- Jogo 3 – Sesi Franca 81 x 73 Flamengo
- Jogo 4 – Flamengo x Sesi Franca (13/06 – 18h)
- Jogo 5 – Flamengo x Sesi Franca (15/06 – 11h10)
A.NBB deve explicações pela arbitragem de ontem..
.foi uma vergonha!!!
Verdade,clima hostil mesmo,torcedor do Franca ameacando com canivete eu que estava com minha família,e duas crianças,saímos de Rio Preto,para ser escoltado pelos seguranças,que nos salvaram dos covardes.