John Textor pediu para o Flamengo e demais clubes abrirem o olho com o Bahia
Atualmente, Flamengo e Palmeiras dominam o futebol brasileiro, ganhando seis dos últimos oito Brasileirões, além de quatro de cinco Libertadores. Porém, o Bahia tem tudo para ser o principal time do país na visão de John Textor, dono da SAF Botafogo. De acordo com o norte-americano, o Rubro-Negro e demais clubes precisam se unir para acabar com o potencial dos baianos, que são geridos pelo Grupo City, o mesmo do Manchester City (ING). Ademais, o empresário fez alerta sobre o Fair Play Financeiro.
— Esse é o meu recado para Corinthians, Palmeiras, Flamengo: se não fizermos nada em relação a Fair Play Financeiro e teto salarial, vamos acordar daqui a 70 anos e o Bahia vai ganhar o Campeonato Brasileiro 17 vezes a cada 20 anos. Eles são Abu Dhabi. Há o Catar. Estou competindo com eles na França. Eu disputo com um país, não com um proprietário. Um modelo de gasto desenfreado sem restrições. Eu quero chutar a bunda deles, espero que tenham um ano ruim. Mas eles colocam a mão no bolso, soltam um pouco do dinheiro do petróleo e já era para mim — disse Textor, em entrevista ao GE.
— Eu amo o Manchester City e as pessoas de lá, mas o fato é que o Brasil trouxe o dinheiro do petróleo para cá. Se não fizermos algo imediatamente, o Bahia vai comer nosso almoço. Aquela cidadezinha maravilhosa em que estive ontem, belíssima, ótimo hotel, linda, perfeito… Eles vão ganhar todos os campeonatos por 20 anos seguidos. Lamento dizer isso para todos os torcedores do Flamengo por aí afora. Esqueçam. Acabou, acabou. Precisamos consertar isso agora. A liga tem que ser feita agora, e o teto salarial também — acrescentou o dono do Botafogo.
O QUE O BAHIA FEZ?
Na terça-feira (16), o Bahia acertou a contratação de Luciano Rodríguez, do Liverpool (URU), tratado como ‘novo Suárez’ no Uruguai. O Grupo City investiu 12 milhões de dólares (R$ 65 milhões na cotação atual) pela aquisição. O atacante estava na mira de outros clubes, como o Palmeiras e alguns da Europa.
BRIGA EM CIMA
Depois de quase cair para a segunda divisão do Brasileirão em 2023 (escapou na última rodada), o Bahia briga no topo da tabela em 2024. Atualmente, o time de Salvador é o quarto colocado, com 30 pontos, um a menos do que o terceiro Flamengo e três atrás dos líderes Botafogo e Palmeiras.
Esse cara soa como hipocrita e contraditório.
O clube dele fechou 2023 com defict de 101milhoes de reais. Ai esse ano ele gasta 200milhoes para contratar 2 jogadores. Dai vem pedir fair play, mas olha, nao pode ser igual ao europeu. Pergunto alguem sabe pq ? Simples. No fair play europeu o clube nao pode gastar acima de um percentual da sua arrecadação. Hoje ele gasta muito mais no botafogo que arrecada.
Se fizer um fair play nos moldes europeus aqui a coisa toda desanda para ele. O atrativo de usar o botafogo como “laranja” para burlar o fair play nos seus clubes europeus diminui bastante.
Perfeito comentário!
O cara usa o futebol brasileiro pra driblar o Fair play da Europa e vem falar essas baboseiras. Se acha o grande conhecedor, o malandro, o experto.
Esse textor seria um humorista, se por trás de suas palavras não tivesse tanta hipocrisia. Fazendo laranjada com jogadores pra levar pro Lyon fora do vai e play
fair play financeiro é ter as contas em dias… Tendo a conta em dias pode gastar a vontade ..
Esse doido fala muita M..
Textor está certo e acho bom darem ouvidos a ele, que entende do assunto de transferências internacionais.
O fairplay financeiro é fundamental pros clubes com gestão responsável.
Os que estão na draga, como curintia, é um incentivo pra assumir responsabilidade.
PS-Não acredito em nada do que escrevi. O futebol brasileiro vai continuar sendo a bagunça que sempre foi.
Tô nem aí s o grupo City quiser trazer debruine, folden e outros para o bahia ótimo os outros q lutem ,bahia qnd era liso ninguém falava do Bahia só diziam time pequeno agora o bahia estar em outra era
Já comentei isso aqui antes. Dá raiva saber q dps de fazer o dever de casa e pagar as contas era pra gnt estar nadando de braçada nas finanças e daí vem times cheio de dividas, mas com investimento externo, disputar as contratações. Acho o Textor um idiota de marca maior, porém ele falou a vdd sobre Fair play financeiro. Apesar de o próprio foguinho não cumprir . Tá difícil contratar hj em dia na disputa com times falidos q oferecem milhões.
“Tá difícil contratar hj em dia na disputa com times falidos q oferecem milhões.”
Discordo. Antes de 2013, o Flamengo viveu “do outro lado”, tentando contratar jogadores com ofertas tentadoras, mas vendo eles preferirem outros clubes com ofertas menores justamente em vista das garantias para receber…
O Textor incomoda um monte de otários, antes Botafogo era motivo de escárnio, hoje incomoda. Mordam os cotovelos, invejosos.
Desculpa mas não procede. Antes de 2013 o flamengo era falido como todos os outros e fazia as loucuras. Times só tiveram dinheiro qndo havia parcerias . Parmalat no palmeiras, Msl mó Corinthians e /ou Unimed no Fluminense. Flamengo pagou as dividas usando um planteu barato e correndo riscos. Hj tem um monte de time ficando rico e disputando título sem abrir mão de nada . e ainda sem pagar as dividas.
Agora quero ver os BABACAS que falaram que o Éverton Ribeiro está em fim de carreira, indo para um clube de menor dimensão em sem maiores pretenções…
Fair Play financeiro seria ótimo para o Flamengo, pq os clubes não podem gastar mais do que recebem. As SAF estariam limitadas e os clubes inadimplentes com suas obrigações não poderiam gastar. Agora acreditar que o Bahia vai vencer 17 em 20, esse cara é um sonhador kkkkk so se ele trazer o City pra atuar aqui kkkkk
Concordo plenamente! Mas apesar dos exageros, não podemos deixar de considerar a sua posição. Se essa moda de SAF pegar (e os clubes como Bahia, Cruzeiro e Botafogo se beneficiarem dela), vamos ter problemas não só para concorrer contra eles, como também acabar sendo “aliciados” pela esta idéia de SAF.
Verdade que ele usa o botafogo pra driblar o fair play; mas ele não deixa de ter razão, eu sou flamengo mas acho saudável a competitividade e olha que nos últimos anos só tem dado flamengo e palmeiras. É um assunto delicado mas que merece uma análise. Olhem na premier league o que aconteceu?
Fair play só é aceitável se visar o equilíbrio entre os clubes. Tem gente falando em fair play dentro dos clubes, com esta história de não poder gastar mais do que arrecadam. Tem queser entre os clubes.