Flamengo foi campeão carioca com apenas um gol sofrido e agora vê queda de desempenho nesse quesito
O Flamengo passa por um momento conturbado no Brasileirão 2024. Afinal, a equipe não apenas apresenta a pior defesa entre os clubes do G4, mas também acumula apenas um ponto conquistado nos últimos nove disputados. A goleada sofrida por 4×1 contra o Botafogo, no último domingo (18), colocou de vez o Rubro-Negro nessa posição. Com 25 gols sofridos até o momento, o Fla apresenta números inferiores se comparado aos principais concorrentes na luta pelo título.
Em comparação com os outros times, o Botafogo sofreu 24 gols, o Fortaleza 20 e o Palmeiras, que possui a defesa menos vazada, apenas 19. Esse dado, portanto, ressalta uma fragilidade defensiva que pode, por sua vez, comprometer os objetivos do Flamengo na competição.
PROBLEMAS NA BOLA AÉREA
Além disso, a defesa do Flamengo tem enfrentado sérias dificuldades em lidar com bolas aéreas nesta temporada. Com 16 gols sofridos em 22 partidas, a equipe rubro-negra é superada apenas por Vasco, Atlético-GO e Vitória, times que lutam na parte de baixo da tabela. Essa fragilidade nas jogadas aéreas tem sido um dos principais problemas defensivos do time.
Essa vulnerabilidade em bolas na área tem custado pontos preciosos ao Flamengo, como evidenciado no empate com o Palmeiras e na derrota para o São Paulo. Como resultado, o Fla vê seu sistema defensivo frequentemente explorado por adversários que apostam nesse tipo de jogada. A falta de combatividade nas disputas pelo alto, aliada à dificuldade em organizar a defesa durante escanteios e faltas laterais, tem sido um dos calcanhares de Aquiles do time, o que gera preocupação tanto na comissão técnica quanto entre os torcedores.
PRÓXIMO DESAFIO
Agora, o Flamengo se prepara para enfrentar o Bolívar (BOL), nesta quinta (22), pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. O Rubro-Negro, que conquistou uma vantagem de 2×0 na ida, se vê diante de uma das decisões da temporada e com um velho carrasco, a altitude de La Paz. No jogo válido pela fase de grupos, o Fla perdeu por 2×1 na Bolívia, sofrendo um dos gols de bola aérea.
A partida decisiva acontece às 21h30 (horário de Brasília), diretamente do Estádio Hernando Siles. Como sempre, o Coluna do Fla transmitirá o jogo, com narrações de Rafa Penido, comentários de Tulio Rodrigues e reportagens de Leo José.