Tite e Joel Santana são os técnicos com mais derrotas pelo Flamengo em Libertadores
Infelizmente, para o torcedor do Flamengo, o trabalho de Tite tem se notabilizado por quebra de marcas negativas. Após perder para o Palmeiras no Allianz Parque depois de sete anos e sofrer derrota do Botafogo em seis anos de invencibilidade no Engenhão, Tite alcançou mais um feito no duelo com o Peñarol (URU). Agora, o treinador é o comandante com mais reveses na história do Rubro-Negro na competição, empatado com Joel Santana, com quatro.
Diferentemente de Joel Santana, Tite soma quatro derrotas em uma mesma edição de Libertadores. O treinador perdeu duas vezes para o Bolívar (BOL), foi superado pelo Palestino (CHI) e agora levou 1 a 0 do Peñarol, em pleno Maracanã, com mais de 64 mil pessoas.
Joel Santana sofreu as derrotas em edições diferentes de Libertadores. Em 2008, o ‘Papai’, como é conhecido, levou revés pa Nacional (URU) e América do México. Já em 2012, o Rubro-Negro teve resultado negativo com o comandante diante de Olimpia (PAR) e Emelec (EQU).
RECORDE TAMBÉM DO FLAMENGO
A Libertadores 2024, empatada com as campanhas de 2002 e 2010, são as com mais derrotas do Flamengo em uma mesma edição. Porém, nas outras duas ocasiões, a trajetória foi realizada com técnicos diferentes. Em 2002, o Mengão teve João Carlos e Carlos Alberto Torres no comando. Já em 2010, Andrade e Rogério Lourenço estiveram no banco de reservas rubro-negro. Na primeira ocasião, o Fla terminou eliminado na fase de grupos. Já há 14 anos, o sonho acabou nas quartas.
QUE SEJA A ÚLTIMA
Portanto, o torcedor do Flamengo espera que Tite não assuma a ingrata liderança isolada de derrotas no comando do clube em Libertadores. Afinal, só a vitória interessa para o Rubro-Negro seguir na competição. Na quinta-feira (26), o Mengão encara o Peñarol, para reverter a diferença obtida pelos uruguaios no Maracanã. A bola rola a partir das 19h (horário de Brasília), no Estádio Campeón del Siglo.
Antes, porém, o Flamengo encara o Grêmio, em Porto Alegre. Desse modo, para focar na preparação para a Libertadores, o Rubro-Negro preservou o time titular no embate do Brasileirão, com 12 atletas ficando no Rio de Janeiro. O embate da 27a rodada acontece às 18h30 (horário de Brasília), na arena do time gaúcho.