Cidade de Orlando, nos Estados Unidos, conta com muitos visitantes brasileiros
O novo Mundial de Clubes da FIFA já movimenta os bastidores. Apesar de a competição acontecer apenas em junho de 2025, a cidade de Orlando, nos Estados Unidos, manifestou o interesse de ser a casa do Flamengo e de outros clubes brasileiros. De acordo com Ricardo Villar, membro do comitê que organiza eventos esportivos no município, Mengão, Fluminense e Palmeiras têm o desejo mútuo de ficar na terra da Disney.
— Nós esperamos que sim (que os brasileiros fiquem em Orlando). Não é uma decisão nossa. Sabemos que os clubes têm esse interesse. Os três clubes brasileiros (Flamengo, Fluminense e Palmeiras) já confirmados passaram por aqui antes. Existe esse relacionamento, sabem que vão ser bem atendidos. Temos a experiência para atender. Entendemos que uma equipe brasileira aqui, ou mais de uma, vai dar um retorno para o evento — afirmou Ricardo Villar.
— A população brasileira, na verdade latina, como um todo, está crescendo muito na Flórida. Orlando é o principal polo. Além dos grandes europeus, vamos ter clubes que vão movimentar grandes torcidas, que consideram esse evento mais importante, e o Brasil vai ser importante nisso. Orlando é como se fosse a “casa longe de casa — acrescentou Ricardo.
FORMATO
A nova fórmula do Mundial de Clubes tem semelhança a da Copa do Mundo de Seleções. Ou seja, são 32 times, divididos em oito grupos com quatro, e os dois primeiros passam para as oitavas de final. Existe a expectativa para que o sorteio das chaves aconteça ainda em 2024, em dezembro.
DATAS
Assim sendo, a competição dos Estados Unidos acontece entre os dias 15 de junho e 13 de julho. Apesar de reclamações de alguns times europeus, a FIFA está empolgada com a competição e pretende fazer com que o novo Mundial supere a UEFA Champions League, considerado o maior torneio de clubes do planeta.