Último título do Flamengo no Brasileirão aconteceu em 2020
O Flamengo está na final da Copa do Brasil, mas figura na quarta colocação do Brasileirão, com nove pontos atrás do Botafogo. Restando sete rodadas para o fim, o Rubro-Negro segue longe da briga pelo título da competição. Presidente do Fla, Rodolfo Landim apontou que o culpado pela ausência do Mengo na disputa do troféu é o calendário apertado da competição.
“O que a gente quer é ganhar tudo. E tenta se preparar para ganhar tudo. A gente tenta qualificar o plantel para ter um grupo de jogadores mais ou menos do mesmo nível. É uma maneira de rodá-los, se houver necessidade. O grande problema é que a gente perde os jogadores para as seleções, então acaba jogando com o que tem. Tem crítica de que o Flamengo abandona o Brasileiro. É o Brasileiro que abandona o Flamengo“, disse Landim, em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste sábado (02).
“NÃO SOU EU QUE SAIO”
Na visão do presidente, o calendário do futebol brasileiro o principal motivo para a ‘seca’ do Flamengo no Brasileirão. Isso porque, Landim acredita que ter 14 rodadas em meio à Copa América ou à Data FIFA prejudica diretamente o rendimento do clube, já que o Mengo sempre tem convocados por seleções de Brasil, Chile, Uruguai e agora Equador.
“Os caras pegam e botam 14 jogos dentro da Copa América ou Data Fifa. São 38 rodadas, um campeonato supercompetitivo, eu qualifico o meu time, e aí sou obrigado a ceder uma porrada de jogadores. São eles que me tiram do Campeonato Brasileiro, não sou eu que saio”, fechou o presidente rubro-negro.
ÚLTIMO TÍTULO DO FLAMENGO
O Flamengo venceu o Brasileirão em 2019 e em 2020. Por outro lado, o clube viu o Atlético-MG conquistar o troféu em 2021 e o Palmeiras em 2022 e em 2023. Sendo assim, em 2024, o Rubro-Negro está nove pontos atrás do Botafogo, que disputa ponto com o mesmo Palmeiras a liderança da competição.
Em parte, o Landim está certo.