José Boto chega ao Rio de Janeiro neste sábado (28) para assumir Departamento de Futebol do Flamengo
O novo diretor técnico do Flamengo, José Boto, pretende trazer uma nova visão para o Departamento de Futebol: a importância da psicologia. Para o português, oferecer suporte psicológico aos jogadores é crucial para o desenvolvimento e para a performance dentro de campo, especialmente entre os mais jovens.
Boto acredita na criação de equipes multidisciplinares como parte fundamental do trabalho em grandes clubes. Dessa forma, de acordo com o próprio português, unir psicólogos, nutricionistas e especialistas em comunicação garante não apenas a adaptação dos atletas, mas também o cuidado com bem-estar físico e mental do elenco.
— Quando trazemos um jogador, não basta perguntar onde ele quer morar. É preciso ajudá-lo em tudo: encontrar casa, ajustar a alimentação e lidar com a pressão de jogar em um clube grande. O apoio psicológico é fundamental para rentabilizar o investimento feito — destacou José Boto, em entrevista ao podcast ‘Final Cut’‘, em janeiro deste ano.
CONVERSAS COM BAP E FILIPE LUÍS
A proposta do diretor reflete uma abordagem moderna para gestão esportiva, priorizando a saúde integral dos atletas. Ou seja, a ideia é criar um ambiente propício para o sucesso, tanto no campo quanto fora dele. Com isso, Boto já conversa com o novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), a implementação da filosofia.
José Boto deixou o NK Osijek, da Croácia, para assumir o Flamengo e chega ao Rio de Janeiro no próximo sábado (28). No entanto, além de contatos com o novo presidente, o diretor técnico também tem conversas frequentes com o treinador Filipe Luís, com quem compartilha as ideias e filosofias acerca do Departamento de Futebol. Desse modo, o português será o ‘homem forte’ do futebol rubro-negro, responsável por tomar as principais decisões na pasta.