ESPN F.C. – Numa noite chuvosa, o jogo do Flamengo diante do Barra Mansa, no Maracanã meia-bomba, tinha tudo para ser mais um daqueles modorrentos confrontos do Campeonato Carioca. Um 0 a 0 ou 1 a 1 que se arrasta e te faz se sentir culpado por não ter ido dormir mais cedo e evitado o sono no trabalho do dia seguinte. Mas o Fla e a falta de qualidade de seu adversário interiorano fizeram dessa uma partida divertida para os rubro-negros.
Foram 90 minutos de um monólogo flamenguista, que serviu para dar uma aliviada no ambiente do clube. O Barra Mansa entrou em campo disposto a se defender, mas, sem ter uma alternativa ofensiva, tornou-se presa fácil para o Fla, que passou a empilhar gols no time do Vale do Paraíba.
Marcelo Cirino abriu o placar, marcando o primeiro pelo clube, seguido de Arthur Maia, que também fez seu tento de estreia pelo Mengo. No segundo tempo, Canteros, em cobrança de falta magistral, e novamente Cirino, dessa vez com um toque de muita categoria na saída do goleiro, fecharam a conta.
De novidade, pudemos ver Márcio Araújo começando a partida como primeiro volante e Pará pela lateral-direita. Se Araújo não pôde ser testado na marcação, ele não decepcionou na saída de jogo. Deu mais qualidade no passe no meio-campo e ajudou o Fla a pressionar o Barra Mansa. Já Pará, ah, Pará… o lateral teve dificuldades para marcar, apesar do preparo físico. No ataque, apresentou uma burocracia de dar inveja a cartórios e Detran’s ao redor do país. Obviamente que dois jogos não são nada, mas, acompanhando Pará como venho desde sua passagem pelo Santos, é difícil que ele deixe de ser um jogador nota 5.
Mesmo assim, nesse grande coletivo de ataque contra defesa, o Flamengo soube criar oportunidades e conseguiu golear por 4 a 0, com direito a gols perdidos. Os destaques vão para Arthur Maia e Nixon, que se movimentaram demais no setor ofensivo e fizeram partidas excelentes, sendo inteligentes com e sem a bola.
O nível do campeonato é baixo, então a expectativa fica por um desafio minimamente interessante na próxima rodada, contra o Resende. Até lá, o Flamengo saboreia os louros de uma tranquila vitória e mantém o pé no chão, com a sensação de que o trabalho continua no caminho certo. Que seja apenas o começo.
O time foi muito bem, merecidíssma a vitória.