A presidenta Dilma Rousseff assinou no dia 19 de março uma medida provisória de refinanciamento das dividas do clubes, impedindo que mais de 70% da receita bruta seja gasta com o departamento de futebol. Caso a medida seja descumprida, o clube poderá ser rebaixado.
De acordo com a projeção feita pela ESPN, caso essa regra fosse aplicada hoje, sete dos 12 gigantes estariam rebaixados. De acordo com o balanço financeiro divulgado pela “Pluri Consultoria”, o atual bicampeão brasileiro Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Corinthians, Santos, Palmeiras e Botafogo desceriam de divisão, tendo todos gastado mais de 70% da receita bruta com o futebol.
A situação do Botafogo é ainda pior. O clube retirou dos cofres 109% dos seus ganhos totais no departamento, dando mais do que ganhou.
Dentre os gigantes do futebol brasileiro, já de acordo com a nova lei, clubes como Atlético-MG, São Paulo, Flamengo, Fluminense e Vasco, já estariam enquadrados nas medidas impostas. Sendo o melhor no quesito, o Fluminense gastou apenas 59% de sua receita bruta com o departamento de futebol.
Veja o balanço:
É Flamengo, vc é foda! Logo logo seremos oa maior clube das Américas. Em todos os quesitos.
É Flamengo, vc é foda! Logo logo seremos oa maior clube das Américas. Em todos os quesitos.