Mais um ano se passou para o Flamengo. 2014 foi repleto de altos, baixos, mas apresentou, em média, mediocridade do começo ao fim. Relembre os 14 jogos mais marcantes do Mais Querido no ano que termina.
Flamengo 2 x 1 Vasco – Campeonato Carioca
Em seu segundo clássico na temporada, o Flamengo enfrentou o Vasco no que poderia ser o único confronto contra o arquirrival em todo o ano. Um erro grotesco do auxiliar Rodrigo Castanheira, que não legitimou o gol de Douglas, do Vasco, acabou ajudando o Flamengo a levar a vitória por 2 a 1 ao fim do duelo, com gols Gabriel e Elano.
Flamengo 3 x 1 Emelec – Taça Libertadores da América
Jogando sem saber se seria ou não negociado, Hernane marcou o segundo do Flamengo na vitória necessária contra o Emelec, em casa, pela Taça Libertadores da América. Elano, de falta, e Everton completaram a vitória por 3 a 1. O Brocador acabou negociado apenas meses depois da partida.
Emelec 1 x 2 Flamengo – Taça Libertadores da América
Jogando pela própria sobrevivência na Libertadores, o Flamengo foi a Guayaquil enfrentar o Emelec, um antigo fantasma na competição continental. O gol do atacante Paulinho, a minutos do fim, selou a vitória por 2 a 1. Alecsandro, de pênalti, marcou o primeiro do Fla. Com o resultado, o Flamengo passou a precisar apenas e de uma vitória simples sobre o León no jogo seguinte para garantir a classificação ao mata-mata.
Flamengo 2 x 3 León – Taça Libertadores da América
Embalado pela vitória sobre o Emelec fora de casa, o Flamengo recebeu o León, do México, no Maracanã lotado precisando vencer novamente para se classificar. Num jogo cheio de reviravoltas, os mexicanos foram superiores durante boa parte do jogo e acabaram com uma vitória por 3 a 2, indo às oitavas de final, e eliminando o Flamengo. André Santos e Alecsandro marcaram para o rubro-negro.
Flamengo 1 x 1 Vasco – Campeonato Carioca
Sim, aconteceu de novo. Com um gol no fim do segundo tempo, o Flamengo sagrou-se campeão do Carioca sobre o Vasco, que ficou com o vice-campeonato. Após cobrança de escanteio, Wallace cabeceou na trave e Márcio Araújo, em posição irregular, mandou para as redes para empatar a partida. 1 a 1 e o Fla ficou com a taça.
Flamengo 0 x 2 Fluminense – Campeonato Brasileiro
Após um começo ruim no Brasileirão, com 4 pontos em 3 jogos, o Flamengo enfrentou o Fluminense para tentar afastar a crise da Gávea. O gol de Fred logo no começo do jogo frustrou o plano dos rubro-negros, que ainda viram Chiquinho ampliar o placar perto do fim. Depois da derrota por 2 a 0, o técnico Jayme de Almeida foi demitido, e Ney Franco foi escolhido para ser seu substituto.
Cruzeiro 3 x 0 Flamengo – Campeonato Brasileiro
Mesmo com inúmeras tentativas, Ney Franco não conseguia emplacar nenhuma vitória sequer no comando do Flamengo. Na despedida antes da pausa para a Copa do Mundo, o Fla foi até Uberlândia e foi massacrado pelo Cruzeiro, que resolveu o jogo todo no primeiro tempo. Com extrema facilidade, construiu uma vitória por 3 a 0, que deixou o clube carioca na zona de rebaixamento durante o recesso para o torneio internacional.
Internacional 4 x 0 Flamengo – Campeonato Brasileiro
Ponto mais baixo do Flamengo em todo o ano, a derrota para o Internacional resume praticamente todo o inferno astral vivido pelo clube da Gávea sob o comando de Ney Franco. Com Chicão expulso, o Fla tomou um passeio do Internacional, que homenageava o ídolo Fernandão. Após perder por 4 a 0, o Rubro-Negro assumiu a lanterna da competição, com apenas 7 pontos em 11 jogos. A situação culminou na demissão de Ney Franco e a contratação de Vanderlei Luxemburgo.
Flamengo 1 x 0 Botafogo – Campeonato Brasileiro
Uma semana após a fatídica derrota no Rio Grande do Sul, a torcida rubro-negra coloriu os assentos do Maracanã de vermelho e preto, motivada pela chegada do novo técnico. Em um jogo de quase nenhum destaque técnico, o Flamengo conquistou uma suada vitória por 1 a 0, com gol de cabeça de Alecsandro, tirando o clube da lanterna.
Flamengo 1 x 0 Sport – Campeonato Brasileiro
No terceiro jogo de Luxemburgo no comando do Fla (uma vitória e uma derrota), o Flamengo jogou mais uma vez no sufoco diante de sua torcida e acabou com uma vitória na marra contra o Sport. Um gol de Eduardo da Silva, o primeiro dele com a camisa rubro-negra, trouxe o alívio aos flamenguistas presentes. A vitória sobre o clube pernambucano deu início à uma sequência de 5 vitórias do Fla, que se afastou da zona de rebaixamento.
Flamengo 3 x 0 Coritiba – Copa do Brasil
O Flamengo tentava conquistar uma classificação improvável contra o Coritiba, depois de perder por 3 a 0 com um time misto na ida. O Maracanã meia-bomba viu o Fla pressionar e, com dois gols de pênalti (um claramente inexistente) de Alecsandro e um de Eduardo da Silva, levar a decisão para a disputa por penalidades máximas. Ao fim da noite, o goleiro Paulo Victor se consagrou e levou o Flamengo às quartas-de-final da Copa do Brasil.
Flamengo 3 x 0 Cruzeiro – Campeonato Brasileiro
Em pleno Dia das Crianças, o Flamengo lotou o Maracanã para medir forças com o líder e então campeão atual do Brasileiro. O resultado? Um 3 a 0 categórico do rubro-negro, que ainda contou com falhas da defesa mineira para construir o placar. Os gols foram marcados por Dedé (contra), Canteros e Gabriel.
Flamengo 2 x 0 Atlético-MG – Copa do Brasil
Já sossegado no Brasileirão, o Flamengo recebeu o Atlético Mineiro pelas quartas da Copa do Brasil num confronto cheio de rivalidade e tensão. No Maracanã, o Fla foi melhor e conseguiu uma vitória satisfatória por 2 a 0, com gols de Cáceres e Chicão, de pênalti. A vantagem construída deixou torcida e time confiantes no futuro do clube na competição, mas…
Atlético-MG 4 x 1 Flamengo – Copa do Brasil
… uma semana depois, o balde de água fria. O Atlético Mineiro não tomou conhecimento do Fla e foi superior tática, técnica e fisicamente. Pressionou por cima, pelos lados, por baixo, na garganta. A impressão é de que o Galo faria o placar que precisasse fazer para se classificar. O Flamengo simplesmente não teve resposta para o que o Atlético apresentou, e foi justamente eliminado da competição, condenando o seu 2014 a um marasmo que se arrasta até hoje.
Foi um ano meio maluco para o Flamengo, que, ao fim, acabou fora de toda essa confusão. Não conquistou porém, uma grande felicidade no final do ano como em 2013. E, de decepção em euforia, o torcedor sobreviveu a mais um ano de um Fla competitivo, brigador, e só, na maioria das vezes.
Fonte: ESPN F.C.