Fonte: Yahoo Esportes
A ideia de criar uma liga de clubes está extinta, mas existe um movimento liderado por alguns clubes da Série A que pretende revolucionar o calendário do futebol nacional nos próximos anos. Com direito à volta do mata-mata no Campeonato Brasileiro e à adequação das datas aos torneios realizados na Europa.
O presidente santista Modesto Roma Júnior é um dos principais defensores das mudanças. Segundo ele, o campeonato tem de começar em agosto, após o período de férias e a pré-temporada. Em vez das 38 datas atuais, o Brasileirão passará a contar com 42, para assegurar o retorno dos jogos mata-mata após uma primeira fase de classificação.
Paralelamente à Série A, também seriam disputadas copas regionais no lugar dos estaduais. A inspiração é na Copa do Nordeste, que tem sido sucesso de público e audiência desde o relançamento, em 2013.
A reaparição do mata-mata no Brasileirão tem uma defensora de peso: a TV Globo, preocupada com a queda de audiência registrada nos jogos do torneio ano após ano.
Além do Santos, defendem a revolução geral no calendário nacional Fluminense, Flamengo, Cruzeiro, Atlético-MG e Atlético-PR.
A Copa do Brasil também sofrerá mudanças caso o lobby dos clubes vingue. O torneio que reúne times de todas as divisões passará a começar em agosto, de maneira simultânea à Copa Sul-Americana.
Porra de mata mata. Futebol brasileiro só retrocede. Na próxima copa 7 a 1 vai ser pouco. E olhe lá se o Brasil se classificar.