Fonte: O Globo
Mais uma vez, o goleiro Paulo Victor participou normalmente do treinamento do Flamengo, nesta quinta-feira, no Ninho do Urubu, e deve retornar ao time rubro-negro domingo, contra o Santos, depois de um mês e meio se recuperando da fratura na fíbula direita sofrida no dia 16 de junho.
Paulo Victor já vinha treinando desde a semana passada no campo, mas sempre fazendo trabalhos específicos, ainda poupado das atividades com o grupo. Terça-feira, o camisa 48 foi reintegrado aos treinos táticos, e a sequência de treinamentos confirma que ele está pronto para retornar.
O técnico Cristóvão Borges, porém, mantém o mistério sobre a escalação, inclusive o possível retorno de Paulo Victor, já que a boa fase do reserva César nos últimos três jogos deixa o treinador mais tranquilo se quiser adiar a volta do titular por mais uma rodada. Cristóvão fechou todos os treinos da semana, incluindo o desta quinta, e repetirá a tática na tarde de sexta. E não faltam dúvidas sobre a equipe que entrará em campo domingo em busca da terceira vitória seguida no Brasileiro.
Na lateral direita, por exemplo, Ayrton parecia absoluto, mas sua atuação ruim contra o Goiás abriu espaço para a entrada de Pará, no segundo tempo, e agora a disputa está reaberta na posição.
Ederson volta da Itália e treina no Ninho
Na zaga, o capitão do time, Wallace, treinou nesta quinta, mostrando estar recuperado da lombalgia que o tirou da partida de domingo passado, no Serra Dourada. Samir, que também não viajou para Goiânia no último fim de semana, é outro zagueiro titular novamente à disposição de Cristóvão, que terá de decidir se devolverá a posição aos dois, a apenas um ou se manterá a dupla do último jogo, Marcelo e César Martins.
A outra novidade no Ninho do Urubu nesta quinta foi a reintegração definitiva do meia Ederson, que chegou da Itália pela manhã e participou da atividade à tarde. O camisa 10 rubro-negro ainda não tem condições de enfrentar o Santos, mas será preparado para estrear na rodada seguinte, no outro domingo, contra a Ponte Preta, em Campinas.
Para este domingo, apenas quatro jogadores têm vaga garantida no time: o lateral-esquerdo Jorge, o volante Cáceres e os atacantes Guerrero e Emerson Sheik, que volta de suspensão. No meio, Cristóvão precisa decidir se continuará jogando com três volantes, esquema que vem sofrendo seguidas críticas. Neste caso, Márcio Araújo e Canteros estão mantidos. Se optar por um quarteto ofensivo, como na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio e no segundo tempo contra o Goiás, Éverton será recuado para o meio, e Canteros é o mais cotado para deixar o time.
Na frente, a tendência é a manutenção de Marcelo Cirino, que vem subindo de produção. Mas se o Flamengo jogar com três volantes, Cristóvão terá de escolher entre Cirino e Éverton para completar o ataque com Guerrero e Emerson.
Só relembrando que não devemos esquecer a missão do Martin Silva, do Vascaindo