Como diz um velho ditado: “Chegou o momento de separar os homens dos meninos.” E é mais ou menos isso que paira sobre a nuvem que abriga os 40 milhões de rubro-negros e o time do Flamengo.
Oswaldo de Oliveira perdeu Jorge para este jogo mas ganhou o retorno de Guerrero, recuperado de contusão. Porém podia ver seu time escrever uma outra história caso Alan Patrick tivesse convertido o pênalti que teve a seu favor aos 9 minutos de jogo. Bateu fraco no canto direito de Victor, que foi buscar. O que ele não imaginava era voltar a sofrer com a deficiência latente da bola aérea.
Aos 16 minutos de jogo, quando o Atlético já era bem superior ao Flamengo, Dátolo tentou cruzar da esquerda, Marcelo cortou e fez contra. A desatenção da defesa rubro-negra só estava começando.
O ponto fora da curva foi após o gol. O Flamengo por dois minutos conseguiu controlar o jogo e não sentiu o gol sofrido. Aos 18, Canteros achou Paulinho na grande área. O ponta bateu, a bola desviou em Marcos Rocha e enganou Victor. 1 a 1 no Independência.
O Flamengo, por ora, havia conseguido o mais difícil. Nocauteado, conseguiu se reerguer, botou a bola no chão e rapidamente chegou ao empate. Porém, para a agonia de Paulo Victor e desespero do torcedor, o carnaval na zaga rubro-negra havia voltado.
Como aos 25 minutos, quando o mesmo Dátolo cobrou falta na cabeça de Jemerson, que ganhou de Samir no alto e fez 2 a 1.
Flamengo que ainda teve uma chance clara de empatar novamente o jogo, mas não conseguiu. Pela forte marcação e compactação do Atlético e pela própria sonolência do time carioca.
O retorno ao segundo tempo foi sem alterações. Tantos nos times como na postura das equipes.
O Atlético mordia o Flamengo, não dava espaços e foi mais uma vez na bola aérea que chegou ao terceiro gol. Dátolo, o homem da bola parada, colocou mais uma vez na cabeça de Jemerson, que cabeceou, a bola tocou no travessão e após a linha do gol de Paulo Victor.
Aos 20 do segundo tempo, Ederson entrava no lugar de Marcelo Cirino, que fez mais uma discreta partida. Não era o dia de ninguém que vestia rubro-negro. Nem mesmo de Almir e Kayke que entraram no decorrer do segundo tempo.
Prova disso é que aos 25 do segundo tempo, Dátolo driblou Pará, fora da área e sem que ninguém imaginasse, bateu colocado. Paulo Victor de novo nem foi. Aliás, em nenhum dos quatro gols do Atlético, ele se mexeu. Samir e Marcelo o traíram e o Flamengo foi engolido pelo Atlético-MG.
Ainda assim, não vejo o Flamengo fora da briga pelo título. O Flamengo não tinha Emerson Sheik, nem Jorge, nem Wallace, mas lhe falta uma coisa que só Oswaldo pode dar: ânimo e ambição. A ambição das seis vitórias seguidas, precisa voltar. Ainda há tempo.
E para além do jogo, que infelizmente terminou com derrota, este post me é especial por um motivo. Há exatos 4 anos, no dia 21 de setembro de 2011, coincidentemente após um Atlético-MG x Flamengo, eu fazia minha estreia aqui no Blog Ser Flamengo. Aquele jogo terminou empatado em 1 a 1, mas marcou minha história escrevendo para você que nos lê desde quando tudo começou. Deixo aqui meu mais sincero agradecimento ao Túlio, editor-chefe do blog, por tanta coisa proporcionada, como a confiança em me entregar a “fabricação” das crônicas e outros textos feitos rotineiramente.
Ficha técnica
Atlético-MG 4 x 1 Flamengo
Campeonato Brasileiro, 27ª rodada
Local: Estádio Independência, Belo Horizonte, Minas Gerais
Data: 20 de setembro de 2015 (domingo)
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Assistentes: Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse
Cartões amarelos: Victor e Luan(Atlético-MG); Éverton e Canteros(Flamengo)
Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Dátolo; Luan, Thiago Ribeiro e Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi
Flamengo: Paulo Victor; Pará, Samir, Marcelo e Éverton; Márcio Araújo, Canteros e Alan Patrick; Marcelo Cirino, Paulinho e Guerrero. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Fonte: Blog Ser Flamengo
Zaga podre
Zaga e pior do campeonato
De LONGE uma das piores zagas de todas as séries … Detalhe que ainda tínhamos o Frauches e o Erazo… É muita bomba no mesmo time…
Será que não tem ninguém na base do Flamengo que jogue pelo menos igual ao Marcelo e ao Samir?
Deviam experimentar
Briga pelo título? É sério?! 16 pontos atrás do Corinthians. Não tá faltando ambição, mas pé no chão. Hora de se contentar com a briga pelo G4, que já está de bom tamanho, principalmente pelo péssimo início de campeonato (mais um). Aliás, alguém lembra a última vez que o Flamengo começou o CB bem?
E torcer por um G5, caso alguém do G4 vença a CB.
Lembrando que dos 8 da CB, cinco estão na disputa pela vaga (Inter, Santos, São Paulo, Grêmio e Palmeiras). Além disso, o nosso próximo adversário, o Vice da Lama, vai estar mais cansado que a gente, já que jogará quarta. O cansaço também vale para os outros que estão na disputa da CB, algo que favorece o Mengão.
Acho q título é praticamente impossível, mas o time pode tentar um g4 pelo menos.
Em se tratando de FLAMENGO, para mim falta uma coisa essencial nesse time: RAÇA!
Elvis, penso o mesmo que você.
Mas essa não era a zaga que tantos pediam como titular? Marcelo é o pior zagueiro do time, o foda é que torcedor de resultado tem memória curta e na primeira falha do Wallace ou do César Martins, vão pedir de volta esse jogador ao time principal. De resto, apesar do 4 x 1, não vejo motivo pra tanto desespero, pois o time jogou melhor no primeiro tempo, foi prejudicado pela arbitragem, que deveria ter expulsado o Victor, e 3 dos 4 gols tomados resultaram de erros individuais. Obs: se o Marcelo, estabanado e nervoso do jeito que é, tivesse jogado no "caldeirão" de Brasília, 5 x 0 era lucro. SRN
Também fiquei me perguntando a mesma coisa. O Victor deveria ter sido expulso.
Concordo contigo!! O goleiro tinha que ser expulso,fomos prejudicados mais uma vez por esse péssimo juiz!!
Samir e Marcelo é uma mãe na bola aérea juntos…
4 coxa p vcs , domingo tem mais
O flamengo vai passar a semana inteira descansando enquanto o vascao ta jogando a cp do br ,
E quando for domingo gooolll do vasco 2×0
Blz Amilton… Dia 06/12 podes voltar aqui. Abraço
Eu não consigo acreditar como os vascaínos são idiotas. O cara perde o tempo dele para vir na página do Flamengo, encher o saco com um time de merda, que já esta praticamente rebaixado. Eu já vi imbecil, mas igual a este ai, não existe
Kkkkkkk
Amilton.. Vai procurar site do seu time. Ah.. Qual time né? Série B tá ai..
Nem um zagueiro do Flamengo faz mts gols de cabeça e ainda toma dois gols de cabeça do zagueiro adversário, isso é inadimissível. E o Flamengo pensou em contratar o Dátolo e aparece com Canteros e M.Araújo aí é brincadeira de mal gosto. Laterais, zaga e volantes que não desarmam e nem criam tantas jogadas, Pará e Everton nem cruzavam a bola na area, M.Cirino e Paulinho tbm não cruzavam a bola pro Guerrero, Guerrero que era pra bater o pênalti pois tem mais experiência que o Alan Patrik, td errado nesses jogo. Flamengo precisa de reforços pra 2016 craques que nem esse Datolo que a diretoria do Flamengo não conseguiu contratar e perdeu pro Atlético endividado sem pagar as contas como o Fla faz.
Cadê o "osvadiola" que a maioria aqui exaltavam como se fosse um "mourinho carioca" ??
No começo, quando ele foi contratado eu disse aqui que não era técnico de flamengo ( fui apedrejado aqui ! ) e agora esta se provando o que falei.
Um técnico, com este elenco nas mãos e não cponsegue arrumar a zaga não deveria estar em time grande.
Nunca vi uma torcida tão bi-polar. É muito estranho como podemos ser tão eufóricos e depressivos ao mesmo tempo.
Concordo Elias. Essa é a torcida do Flamengo, da euforia a depressão em 2 jogos…
Tem q ser estudado isso , sério! rsrs
Leke, o Oswaldo melhorou e MUITO o Flamengo, perdemos sim, mas veja os últimos jogos como o time está bem melhor, tirando a zaga, pq não dá pra fazer milagre tbm né? O técnico é bom, não tem culpa se os zagueiros tem deficiência e baixo futebol.
Portteiro ta certo ! Deveria ter deixado o Cristovão mais uns 3 anos. Depois que agente tivesse na 3º divisão, ai sim seria hora de ir atrás de outro técnico.
E isso aí Wellington. Estou certo de novo pra variar…kkkk
Penso que trocamos 6 por meia dúzia, pois aquilo que chamamos de zaga continua a mesma M…, talvez até pior um pouco.
Amigo, perdemos 2 jogos. Calma ai. O do atlético era previsto. Oswaldo está fazendo um belo trabalho
Guerrero que é o mais experiente desde a Europa era pra chamar a responsa e bater o pênalti, atacante tbm cobra pênalti, ou foi erro do treinador que falou pra ser o Alan Patrick? Os cobradores oficiais tem que ser Guerrero e Ederson, Ederson faltas e pênaltis e Guerrero pênaltis, se faz aquele gol a pressão iria pro Atlético, por isso o Flamengo venceu mais quando faz gols no começo do jogo porque joga a grande pressão pro adversário que se atrapalha. O Flamengo fora ou dentro de seu mando tem que buscar gols antes dos 30 minutos, no começo aí a pressão fica tudo pro adversário e o Flamengo vence maia tranquilamente. Uma pergunta quanto tempo faz que os zagueiros do Flamengo não fazem gols de cabeça? E ps volantes tbm? Aí se ver se eles tem qualidade pra jogar no Flamengo sim ou não.
Não adianta fazer investimento alto em atacante e não contratar um zagueiro de nível internacional e de seleção, vai ser a mesma balela de sempre, faz um toma 4.
De uma coisa eu tenho inveja do Atlético, esse Leonardo Silva é um cara alto, chega junto, bota moral na defesa e ainda marca muitos gols. Queria ele no Flamengo.
Com Wallace, Samir, César Martins e Marcelo, como zagueiros, não há tempo para mais nada… Importante para o ano que entra contratar pelo menos 2 beques que nos deixem assistir aos jogos do Fla sem apreensão
Concordo, mas, creio que não seja estrutura, pois, mesmo não tendo CT completo, o Fla tem convêncio c as melhores clínicas de tudo do ramo físico. Acho q é acomodação mesmo… Falta de pilha… Falta de flama… Na arrancada o Fla era outro. Parece q algum animal morderam os caras em Brasília. No intervalo do 1º tempo, o Fla era melhor, apesar de ter levado sustos, eu tinha na cabeça q o Fla iria virar. O problema é q lá na frente faz e atrás dá mole… Demos 3 gols p os caras… Samir na frente do zagueiro deles e mesmo assim deu mole… Perdeu penalti, toma 2 gols, um contra e outra de mole grande,
Está faltando raça, principalmente nos jogos contra o Vasco, temos que se impor mais. Outra coisa, esse Ederson não joga nada, e o Everton tem que ser o L.esquerdo, muito mais dinâmico, chega na linha de fundo e cruza na área, estou esperando um cruzamento do Jorge até hj. Pará por bastante tempo foi massacrado, e a bastante tempo vem fazendo partidas de razoável pra muito boa, agora me digam, a quanto tempo o fla não leva gol pelo lado do Pará? Só pra vcs terem uma noção, das coisas que eu falei.
Concordo, mas, creio que não seja estrutura, pois, mesmo não tendo CT completo, o Fla tem convêncio c as melhores clínicas de tudo do ramo físico. Acho q é acomodação mesmo… Falta de pilha… Falta de flama… Na arrancada o Fla era outro. Parece q algum animal morderam os caras em Brasília. No intervalo do 1º tempo, o Fla era melhor, apesar de ter levado sustos, eu tinha na cabeça q o Fla iria virar. O problema é q lá na frente faz e atrás dá mole… Demos 3 gols p os caras… Samir na frente do zagueiro deles e mesmo assim deu mole… Perdeu penalti, toma 2 gols, um contra e outra de mole grande no 1º tempo é foda… CRIEM NO RIO O LEMA E FAIXA, SE FOR NA TÉCNICA, VAI NA RAÇA… FALTA PILHA… MARCAÇÃO PRESSÃO… GENTE NA SOBRA E TREINEM A SEMANA TODA BOLAS LEVANTADAS NA ÁREA…
Muitos comentaristas esportivos e treinadores já comentam a algum tempo, alguns anos que, uma falta de estrutura ADEQUADA prejudica e muito um time de futebol principalmente para recuperar esses atletas de um jogo para o outro.
Por isso que a muito tempo o Flamengo já deveria um Centro de Treinamento TOP de LINHA pra ontem. Lembro da entrevista do Muricy Ramalho na época quando treinava o Fluminense, que o time tinha carencia de um centro de treinamento moderno.
Se continuar assim, infelizmente os times do Rio sempre sairão atrás de times como Grêmio, Internacional, Atlético-PR, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Atlético-MG, Cruzeiro e Sport
Boa dia!
Até o momento não postei nada sobre a equipe do flamengo,
quando está estava lá embaixo na tabela, nem quando estava no G4, pois vejo que
nenhuma destas situações refletem a realidade da equipe, acredito que vamos
ficar no meio da tabela de novo, sendo assim fiz uma analise sobre o elenco,
levando em conta contratações possíveis, jogadores que estarão sem contrato com
suas equipes e também com um aporte maior de investimento financeiro, um time
que quer algo a mais tem que ter um elenco reforçado e alguns jogadores que
façam a diferença. Pois bem, vamos as considerações sobre o elenco para o ano
que vem:
Goleiros
Paulo Vitor – Titular (treinar saídas do gol).
César – Emprestar.
Daniel – 3º goleiro.
Soluções: Marcelo Lomba (Ponte Preta), Alex Muralha (Figueirense)
e Danilo Fernandes (Sport).
Laterais
direito
Pará – Titular (com restrições).
Ayrton – Não renovar.
Soluções: Léo (que está emprestado ao Inter/RS), Galhardo
(Grêmio), Yago Pikachu (Paysandu) ou Marcos Rocha (Atlético/MG, para ser
titular).
Zagueiros
Marcelo – Não é jogador de futebol, qualquer pelada tem
melhor, dispensar.
César Martins – Não é jogador de futebol, qualquer pelada
tem melhor, dispensar.
Wallace – Não é jogador de futebol, qualquer pelada tem
melhor, dispensar.
Samir – Superestimado e Mimado, se achar boa grana vende,
(pode ser titular se colocar a cabeça no lugar ou um bom reserva).
Rafael Dumas – Testar como 5ª opção.
Soluções: Henrique (Napoli), Éder Balanta (River Plate),
Anderson Martins (Al-Jaish), Rever (Inter/RS), Fred (Goiás), Kadu (Atlético/PR).
Laterais
esquerdo
Jorge – Titular
Armero – Não renovar
Soluções: Renê (Sport), Sidcley (Atlético/PR), Rafael
Forster (Goiás).
Volantes
Jonas – Reserva
Canteros – Um dos poucos jogadores argentino sem raça que
conheço. Se achar boa grana vende, (pode ser reserva).
Marcio Araújo – Não renovar, não marca bem, só passe de
lado para não se comprometer, muito fraco.
Luís Antônio – Vender ou emprestar.
Soluções: Fernando Gago (Boca Juniors), Matías
Kranevitter (River Plate), Marcelo Díaz (Hamburgo), Lucas Romero (Vélez
Sársfield), Rafael Carioca (Atlético/MG), Otavio (Atlético/PR), Thiago Maia
(Santos), Willian Arão (Botafogo), Nilton (Inter/RS).
Meias
e meias atacantes
Everton – Titular.
Ederson – Reserva.
Gabriel – Emprestar ou vender.
Alan Patrick – Não renovar, fraco, não deu certo no Shakhtar
Donetsk, no Inter, no Palmeiras enganou no mengão.
Almir – Não renovar, prefiro não tecer comentários. Ele é
jogador de futebol?
Soluções: Federico Mancuello (Independiente – Argentina),
Montillo (SHANDONG LUNENG-CHI), Darío Conca (Shanghai Dongya Football Club), Lucas
Lima (Santos).
Atacantes
Guerrero – Titular
Emerson – Titular/Reserva
Paulinho-Titular/ Reserva
Marcelo Cirino – Reserva
Kayke – Reserva
Nixon – Emprestar
Soluções: Não vejo necessidade de modificações.
Composição
de Elenco ou emprestar para ganhar experiência.
Thiago – Goleiro
Trindade – Volante
Jajá – Volante/meia
Matheus Sávio – Meio
Douglas Baggio – Atacante
Pikachu , w. Arao , Fernando Gago , zagueiro pode ser ateh rever , acho q rh caro.. procuraria ateh um mas experiente na Libertadores …
Ontem faltou raça, pra meio time apenas; pois tinha alguns que estavam bem Marcio Araujo, Canteros, e até mesmo o Allan que perdeu o penal ainda se esforçou; os outros ficaram abaixo do esperado; o destaque foi de Paulinho! Faltou raça;faltou paixão acho que eles entraram pensando que o jogo era contra o Coritiba!
G4 ou G5 (se o gremio for campeão) é algo plausível se o time não se abater com essas duas derrotas … uma vitória dobre o vasquinho dará um novo ânimo da equipe … mas sermos campeões, ou mesmo vice, aí é sonho distante (pode acontecer, mas é dificil hein)
Precisa mudar muita coisa. As falhas defensivas não são apenas dos jogadores, pois a prova disso que o Erazo é titular no Grêmio. Então falta muito mais treinamento e posicionamento do que dizer que fulando de tal é ruim. O que me chamou atenção, é que o clube já contratou uma penca de zagueiros, e nossa zaga é sempre ruim pelo alto. Marcelo, César Martin, Erazo, Chicão, Gonzáles, David Braz, Àlvaro, Renato Santos.. So para ficar nos mais recentes. E será que todos são ruins?!? Ou falta fazer uma reconcepção no futebol do clube?! Se colocar todos esses jogadores a venda, todos os time da série A se interessarão. Porque se eles são "ruins"? Falta treino, muito treino e uma mudança na estrutura de futebol do clube.
Qualidades todos tem, o que falta é um acompanhamento psicológico pois a pressão de jogar no FLA é muito grande, nota-se um nervosismo geral deles e acabam perdendo o foco do que foi treinado e do que tem que fazer dentro do campo.
Esquece titulo o Flamengo não tem chace de brigar pelo titulo ,mais vem bem nesse segundo turno,mais o que tirou o Flamengo da briga pelo titulo foi o primeiro turno ridículo que fez,mais mesmo com essa derrota de 4 a 1 não pode apavorar Flamengo esta no caminho certo e pode brigar pela vaga na libertadores que vamos convenha se o Flamengo conseguir vai tá no lucro pelo primeiro tuno horrível que fez .
Boa tarde nobres rubro negros! Mesmo com os 4×1 de ontem acordei hoje cedo não com aquele sentimento de revolta, mas com o gostinho de que poderíamos ter feito um grande resultado na casa dos caras…até o nosso gol de empate os caras vocês sabem quantos chutes cada time deu pro gol? 0 galo…4 fla…mesmo jogando em casa os caras estavam receosos com nosso time..primeiro tempo era para empate no mínimo…veio segundo tempo e alguém tinha que ter tocado o Samir e falado…filho…dá conta do zagueiros dos caras?tá difícil? Chama mais alguem pra impedir a subida dele.. Marcelo errou bastante nesse jogo mas ainda acho que o Osvaldo deu mole pois tínhamos queum volante brigador frente a zaga…Jonas possivelmente…mas vamos pra cima dos vices…eu acredito G4 ….título já era!SRN
O foco mais do que nunca agora é G4
Além a enorme falta que o Sheik faz nesse time pois é o único que não esmorece diante das adversidades de um jogo e luta até o fim, tenho um palpite para o Osvaldo Oliveira resolver pelo menos o problema dos cruzamentos de bola parada do adversário(para ele fazer como fazem as defesas dos times de ponta). Isso é fácil de resolver(claro, se tivermos bons jogadores de defesa e goleiro): O técnico tem que mandar a defesa ficar adiantada sempre e ordenar o goleiro a se responsabilizar pela rebatida. Ou vai dar impedimento, ou o goleiro sempre levará vantagem, não só pq terá mais espaço vazio p chegar na bola como também por usar os braços tornando-o mais alto do que o atacante. Simples. Obs: Essa tática só não vale para o caso de escanteio, pois em escanteio não ha a possibilidade de impedimento. SRN
Sheik com quase 40 anos, corre mais do que qualquer jogador do elenco do Flamengo. Isso, chama-se, vontade de vencer e vergonha na cara. Falta atitude para esses caras.