Um time sem grandes astros e que busca se reerguer após uma sequência de temporadas ruins. Este é o time do Orlando Magic que enfrentará o Flamengo neste sábado pela NBA Global Games, às 18h (de Brasília), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro.
A equipe da Flórida vem de três campeonatos com mais derrotas do que vitórias nos Estados Unidos. O último lampejo do time foi na temporada 2011-2012, em que o Orlando Magic foi aos playoffs mas perdeu na primeira rodada para o Indiana Pacers, por 4 a 1.
O ano de 2012 também marcou a saída do último grande jogador que passou pelo Magic, o superpivô Dwight Howard, que viria a se transferir para o Los Angeles Lakers. Coincidentemente, após o adeus do jogador, o Magic entrou em decadência e não sai da parte de baixo na classificação geral da Conferência Leste.
Na primeira temporada sem Howard (2012-2013), a franquia foi a pior equipe da NBA, com apenas 20 vitórias em 82 jogos. Nos anos seguintes, o time mostrou evolução, mas muito pequena. Nos dois últimos campeonatos, o Magic seguiu longe de se classificar para os playoffs, e terminou em 13º lugar em sua conferência.
O Orlando Magic nunca foi campeão da NBA (chegou à final em 1995, em que tinha Shaquille O’Neal, e também em 2009, com Howard), e provavelmente seguirá sem levar a taça na temporada 2015-2016.
A equipe atual tem como seu principal nome o ala-armador Victor Oladipo, que fez parte dos primeiros treinos da seleção dos Estados Unidos para a Olimpíada Rio-2016, mas pode disputar os jogos pela Nigéria, já que sua mãe nasceu no país africano.
Na atual pré-temporada, em que o treinador Scott Skiles ainda busca seu quinteto ideal para a temporada regular da NBA, o Orlando Magic soma três vitórias e duas derrotas.
Mesmo em baixa, Orlando Magic bateu o Flamengo em 2014
Apesar de não atravessar grande fase em quadra, o Orlando Magic venceu o duelo que fez com o Flamengo na pré-temporada da NBA no ano passado. Em duelo realizado no dia 15 de outubro, o time americano venceu por 106 a 88.
Na ocasião, a equipe da Flórida teve como destaque o pivô Nikola Vucevic, cestinha do jogo com 20 pontos ao lado do brasileiro Olivinha. Victor Oladipo não atuou na ocasião.
Além de Vucevic, outros atletas que estiveram no duelo em 2014 e que vieram ao Rio são o armador Elfrid Payton e os alas Tobias Harris e Aaron Gordon.
Pelo Fla, entraram em quadra na Amway Arena, em Orlando, e repetirão a dose em 2015 nomes como Marcelinho Machado, Marquinhos e Meyinsse.
Fonte: Lancenet