Uma Nova Era Na Diretoria Do Flamengo

Compartilhe com os amigos
Flamengo 2013

Desde o título Brasileiro em 2009 o Flamengovive um drama. O Clube sem dúvidas foi o que mais gerou notícias negativas no período em que Patrícia Amorim comandou o Clube. Escândalos como o do goleiro Bruno (que apesar de não ser culpa da diretoria afetou o clube diretamente), confusões intermináveis de Adriano , o imbróglio trabalhista com Ronaldinho Gaúcho e as dívidas astronômicas do clube arranharam profundamente a imagem do Rubro-Negro.

A então presidenta acabou perdendo o rumo em meio a tantos problemas. A responsável pelo Clube de maior torcida do País não soube lidar com isso, e como consequência vimos duas campanhas vergonhosas na Libertadores e luta contra o rebaixamento no Brasileirão de 2010 e de 2012, nos tornando motivo de chacota para os rivais.
Semana passada, Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência do clube, trazendo em seu discurso a marca da administração nos próximos três anos: o profissionalismo. Agora eleita, a nova diretoria do Flamengo demonstra um discurso de modernidade e responsabilidade. O presidente eleito (ex-diretor BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento) montou uma equipe composta de pesos pesados do empresariado nacional. Nomes como Flavio Godinho executivo da MPX; Rodolfo Landim, ex-executivo da BR Distribuidora e OGX; Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky e Carlos Geraldo Langoni, ex-presidente do Banco Central do Brasil serão os arquitetos da modernidade flamenguista. Além, claro, do ídolo Zico que atuará como conselheiro.
E como primeira iniciativa para reerguer o Clube é a redução de gastos, a nova gestão comunicou que os contratos de Cesar Cielo e demais nadadores do clube não serão renovados. O nadador recebia em torno de R$ 100 mil mensais. Sua contratação fez parte de um dos maiores orgulhos da ex-presidente Patrícia Amorim. Mas detalhe, os atletas não recebiam há três meses. Outra mudança foi à saída de Zinho. Com a chegada de Paulo Pelaipe, a nova administração achou melhor oferecer uma redução salarial de 50% e mudança de cargo para o ex-jogador. Por isso, Zinho decidiu deixar o cargo.
E a reformulação não se resumiu somente a diretoria. Após declararem o interesse de um elenco competitivo com 28 jogadores, “para a nossa alegria” atletas como Jael, Bottineli, Maldonado, Magal, Rômulo e Arthur Sanches foram dispensados.
Acima de todas as medidas tomadas até o momento, o que realmente me chamou a atenção foi à desistência na contratação do Robinho. Semana passada, a nova diretoria do clube emitiu um comunicado oficial para a imprensa oficializando sua desistência de repatriar o jogador, acabando assim com possíveis especulações e ilusões a nós, torcedores. Segundo a nota, o preço alto inviabilizou a negociação. Se pensarmos que com a diretoria anterior o Flamengo contrataria o jogador por oferecer os maiores valores, mas não viria a cumprir suas obrigações, foi um grande passo para o profissionalismo no Clube.
Vale lembrar que em uma semana a nova diretoria já acertou com um novo patrocinador máster, coisa que Patrícia Amorim e companhia não conseguiu em 3 anos. O que chama a atenção no patrocínio foi à ideia proposta: Um rodizio de patrocinadores entre peito, manga e ombro de R$ 15 milhões cada. Para entenderem melhor, a cada 4 meses o patrocinador do peito irá para manga, o da manda para o ombro, e o do ombro para o peito. Até então, algo novo no futebol, mostrando criatividade e competência da nova gestão.
Em relação ao tão falado contrato com a Adidas, Eduardo Bandeira e seus diretores mudaram cerca de 10 itens no contrato proposto pela fornecedora. Entre eles, lhe era proposto uma limitação a 2 patrocinadores na camisa, aumentando-se então para 3. Houve também um reajuste nos valores pagos pela mesma conforme a realidade de custos na época. O que hoje é o maior patrocínio da América, daqui á alguns anos virá a se tornar ultrapassado, já que o contrato assinado é para 10 anos.
O que quero passar a todos é o meu real apoio a Chapa Azul. Estávamos acostumados com loucuras em contratações visando somente sua repercussão e “status”, e após um tempo nos deixar envergonhados por não cumprir os pagamentos.
Que esse ano seja composto de títulos, jogadores que honrem o manto e abolição de vexames na Gávea. Um feliz ano novo á toda a Nação Rubro-Negra!
Conheça a diretoria do flamengo eleita para o triênio 2013/2015
Presidente: Eduardo Bandeira de Mello
Vice-Presidente: Walter D’Agostino
Presidente do Conselho de Administração: Maurício Gomes de Mattos
Presidente do Conselho Deliberativo: Delair Dumbrosck
Vice-presidente de Marketing: Luiz Eduardo Baptista
Vice-Presidente de Futebol: Wallim Vasconcellos
Vice-Presidente de Finanças: Rodrigo Tostes
Vice-Presidente de Negociação da Dívida: Carlos Langoni
Vice-Presidente Jurídico: Flávio de Araújo Willeman
Vice-Presidente de Planejamento: Rodolfo Landim
Vice-Presidente de Patrimônio: Alexandre Wrobel
Vice-Presidente de Esportes Olímpicos: Alexandre Póvoa
Vice-Presidente de Comunicação: Gustavo Oliveira
Vice-Presidente de Relações Externas: Flávio Godinho
Vice-Presidente de Administração e TI: Cláudio Pracownik
Vice-Presidente do Fla-Gávea: José Carlos Dias
Vice-Presidente de Remo: José Maria Sobrinho
Vice-Presidente de Secretaria: Rafael Strauch


Autor: Eduardo El Khouri
@ElKhouri
E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem sem precisar de cadastro (Anônimo)!
Compartilhe com os amigos

Veja também