Em 21 dias, Fla de Zico conquistava Carioca, Libertadores e Mundial!

Compartilhe com os amigos

Postado em: 16 de fev de 2013.


21 dias mágicos. Essa talvez seja a melhor maneira de definir o período da história do Flamengo que vai do dia 23 de novembro de 1981 a 13 de dezembro do mesmo ano. No curto espaço de três semanas, Zico e companhia faturaram três títulos, escrevendo as mais belas páginas do Rubro-negro. Relembre essa trinca de vitórias no especial Zico 60 anos.
23 de novembro de 1981
Após superar o Atlético-MG, Cerro Porteño e Olímpia, do Paraguai, Deportivo Cali-COL e Jorge Wilsterman-BOL, o Rubro-negro chegou à final contra o Cobreloa, do Chile.
Na primeira partida, no Maracanã, Zico marcou os dois gols da vitória por 2 a 1. Em Santiago, o Flamengo encontrou um campo de batalha. O país vivia, desde 1973, sob a ditadura do general Augusto Pinochet.
E o time rubro-negro apanhou. Após muito bater, o Cobreloa chegou ao gol da vitória aos 39 minutos do segundo tempo, forçando o jogo desempate, que aconteceria no mítico Estádio Centenário, no Uruguai.
Em campo neutro, novamente Zico e o Flamengo mostraram sua superioridade. O Galinho fez mais dois para pintar a América de vermelho e preto.
6 de dezembro de 1981
Também em três jogos foi decidido o Campeonato Carioca. E as finais contra o Vasco guardaram diversos acontecimentos marcantes.
Às vésperas do primeiro jogo, o ex-treinador do Flamengo Cláudio Coutinho faleceu praticando pesca submarina nas ilhas Cagarras. Com seus jogadores abalados, o Fla tentou o adiamento da partida. Sem sucesso, a equipe foi derrotada por 2 a 0.
Para o jogo seguinte, uma chuva torrencial deixou o gramado do Maracanã impraticável. No final da partida, o Vasco marcou o gol único forçando a realização da terceira e última final.
Explica-se: campeão do 1º e do 3º turnos, o Flamengo precisava de apenas uma vitória para erguer o caneco. E ela veio na última chance. Com gols de Adílio e Nunes, o Mais Querido conquistou o Estadual.
Antes, porém, aquele jogo ficaria marcado pela invasão de campo do ladrilheiro Roberto dos Passos Pereira, que tentou brecar a reação do Vasco, que descontou o placar nos minutos finais. Deu certo. Flamengo campeão.
13 de dezembro de 1981
Apenas uma semana depois de bater o arquirrival, o Flamengo já estava no Japão para enfrentar o Liverpool, vencedor da Liga dos Campeões, pelo Mundial de Clubes.
Esnobados antes de a bola rolar, o inesquecível time formado por Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico deu um banho de bola e atropelou a equipe inglesa.
Em 45 minutos, Nunes já havia marcado dois gols e Adílio tinha completado os 3 a 0 impostos pelo Mais Querido. No segundo tempo, apenas o toque de bola colocou o campeão europeu na roda e iniciou a festa pelas ruas do Rio de Janeiro e do mundo inteiro.
Fonte: Yahoo

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem sem precisar de cadastro (Anônimo)!
Compartilhe com os amigos

Veja também

Comentários não são permitidos.