Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Entenda como o Flamengo vai faturar atuando no Engenhão.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 20/03/2013
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar

Postado em: 20 de mar de 2013.

Desde o fechamento do Maracanã para as obras de reforma visando a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, dois dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro ficaram desabrigados. Flamengo e Fluminense, que não possuem estádios próprios, passaram a mandar seus jogos nos pequenos estádios do interior, ou então a alugar o Engenhão, casa do Botafogo, para mandar seus jogos na capital do Rio. Com a reabertura do Maracanã chegando, e a licitação do estádio ainda indefinida, Flamengo e Botafogo entraram em acordo para que o Rubro-Negro continue mandando seus jogos no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Sérgio Landau, diretor executivo do Alvinegro, em exclusiva para a Super Rádio Tupi, comemorou a parceria com o Flamengo, afirmando que todos se beneficiam com o acordo. 
“A gente chama de um contrato ‘ganha-ganha’, onde as duas partes se beneficiam. Os interesses são conciliados, e ambas as instituições, Botafogo e Flamengo, têm seus objetivos atingidos. O Botafogo, porque tem um clube como o Flamengo jogando em seu estádio, valoriza o estádio, matem ocupado, e se remunera também com isso, com aluguel e outras receitas que tem. O Flamengo, por sua vez, joga no Estádio Olímpico João Havelange, que é um belo estádio, já está acostumado a jogar lá, e se beneficia de uma série de condições que a administração da Companhia Botafogo, que derem a concessão do estádio, ofereceu ao Flamengo, que não são comuns em nenhum outro estádio do país, pelo menos eu desconheço. Quando o Flamengo jogar no nosso estádio, ele tem uma participação na receita do estacionamento, na receita da praça de alimentação do estádio, tem direito ao uso do telão para mensagens institucionais, de programas especiais, por exemplo o sócio-torcedor. Ele pode fazer promoções dentro do estádio com seus patrocinadores masters, se ele trouxer patrocinador para o estádio, tem uma participação na receita. Enfim, ao contrário do que normalmente acontece, que um clube aluga o estádio e joga, paga os custos do aluguel, o Flamengo participa da receita que normalmente fica retida pelo estádio e se beneficia de uma série de outras possibilidades. Quer dizer, as duas partes se beneficiam e ganham nesse contrato.”
O valor do aluguel, porém, não ficou definido em contrato, e o dirigente Alvinegro explicou que isso seria definido de acordo com o conselho arbitral da federação, e que os valores continuaram sendo semelhantes no Campeonato Brasileiro, independente da grandeza da equipe que o Flamengo enfrentar. 
“Ele vai continuar variando porque isso foi um acordo que nós fizemos, e o aluguel seria tratado de acordo com o que fosse definido no Conselho Arbitral da Federação. A grande vantagem é que, esse aluguel que a gente adota no Campeonato Estadual, que é um campeonato hoje em dia de menores condições de receita, ele é mantido no Brasileiro. Do contrário, a gente poderia estar discutindo o aumento desse aluguel, nós vamos manter o aluguel para o Brasileiro. As mesmas condições do Campeonato Estadual, que é um campeonato um pouco menor, no Brasileiro o Flamengo vai jogar com o Corinthians, São Paulo, Grêmio, Internacional e tudo mais, nós vamos manter o mesmo preço do aluguel que ele joga, por exemplo, com o Madureira.”
Outro time que manda seus jogos no estádio é o Fluminense, porém, Landau afirmou que ainda não entrou em acordo com o Tricolor para o resto do ano, já que existem questões como a Libertadores da América para serem debatidas, e ambas as partes precisam concordar. 
“Eu acho que está muito próximo da gente fechar o acordo, eu acredito na possibilidade, mas a gente só pode falar isso depois que o Fluminense concordar com os últimos itens, e a gente tem que respeitar o posicionamento do Fluminense. Mas eu acho que é muito bom, da mesma forma como é bom para o Botafogo e para o Flamengo, ele vai ser bom para o Botafogo e o Fluminense, então acredito que a gente deve estar fechando essa semana.”
O Estádio Olímpico João Havelange, popularmente conhecido como Engenhão, foi construído entre 2003 e 2007 para abrigar o Pan Americano do Rio de Janeiro. A inauguração aconteceu em 2007 e o estágio tem capacidade para pouco menos de 47 mil pessoas. 
Fonte: Rádio Tupi

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no Facebook!
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Contratações do Flamengo: Boto revela negociação com 3 jogadores

2

Bap trata algumas SAF’s como “safadeza”, confirma interesse em Danilo, mas vê outras prioridades

5
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Lorran e Wallace Yan marcaram os gols do Flamengo em jogo contra o Lausanne

5 5
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

O motivo da desistência do Atlético de Madrid pela contratação de João Gomes, ex-Flamengo

4 1

Boto dá detalhes sobre negócio por Thiago Almada e coloca Evertton Araújo ‘à venda’ no Flamengo

6 10
Brasileirão

Flamengo adquire carga de ingressos para jogo contra a Chapecoense na Arena Condá; veja detalhes

4 1

Preços altos! Chapecoense divulga informações de ingressos para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

3 7
Libertadores

Cruzeiro perde mais um titular antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores; clube vende Christian por R$ 56 milhões

18 18

Do ‘milagre’ de Gabigol ao tira-teima: Flamengo reencontra River Plate buscando assumir liderança no retrospecto

6
Comentários Recentes
  1. Leandro Martins em Danilo retorna ao Rio após eliminação do Brasil na Copa do Mundo; veja planejamento dos demais convocados

    Péssima atuaçao na Copa. Nao tem mais fôlego. Boto seu filho de uma rapariga, cadê os reforços.

  2. Leandro Martins em Tabu em jogo: Flamengo enfrenta o Lausanne em busca de vitória inédita contra times da Suíça

    Boto cadê os reforços? Cadê o profissionalismo alardeado? Porque a Africa nao é considerada? Acorda seu molenga. Poe-te a trabalhar.

  3. Joãozinho Trepidação em Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Lausanne Sport durante intertemporada em Portugal

    Qual o horário do jogo?

  4. Eduardo em Daniel Sales tem lesão confirmada e desfalca Flamengo em próximos jogos da intertemporada

    Espero que o Daniel Salles tenha uma breve recuperação e possa tão logo fazer parte do elenco profissional do Flamengo.…

  5. Eduardo em Rossi desmente desejo de sair do Flamengo

    Acho que o Flamengo também deveria dar mais oportunidade para o Andrew. É um goleiro talentoso, mas precisa de ritmo…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo