Postado em: 10 de mar de 2013.
A eliminação na semifinal da Taça Guanabara trouxe uma oportunidade de ouro para aqueles que conviviam recentemente com o banco de reservas no Flamengo. O Rubro-negro completará na quarta-feira, data da estreia na Taça Rio, dez dias somente treinando e descansando. A pausa é a chance ideal para jogadores que já foram titulares em outras temporadas. É o caso de Cleber Santana, por exemplo, que atuou apenas entrando durante os jogos em 2013.
O meia faz parte de uma turma encorpada pelo ex-companheiro de Avaí Renato Santos. Os dois foram titulares com Dorival Junior no segundo semestre do ano passado, mas perderam espaço no começo desta temporada. O zagueiro ainda chegou a ser escalado na equipe principal durante algumas vezes em 2013, mas perdeu lugar para o recém-contratado Wallace.
Na mesma condição estão Amaral e Alex Silva. O zagueiro chegou a substituir Wallace em atividade técnica na última sexta-feira. O volante, no entanto, parece ter aproveitado melhor oportunidade parecida. Depois de também ser testado em treino, o jogador começou entre os titulares o jogo-treino de sábado, contra o Bonsucesso, no lugar de Cáceres.
O período de treinamentos é também uma boa chance para Dorival reavaliar outros nomes que andavam em baixa. Estes, porém, parecem distantes de ter uma oportunidade entre os titulares. Além de Amaral, Cleber Santana, Renato Santos e Alex Silva, apenas Rodolfo surge como possibilidade forte, no caso do treinador optar por barrar Carlos Eduardo.
Embora tenha feito campanha até certo ponto surpreendente na Taça Guanabara, Dorival não descarta mudar a formação titular para o 2º turno. Após a derrota na semifinal para o Botafogo, o treinador admitiu que alterações podem acontecer. A barração de Carlos Eduardo no jogo-treino deste sábado é um indício que o meia é um dos que correm risco.
O principal nome para substituir a maior contratação rubro-negra para esta temporada é mesmo o do jovem Rodolfo. O meia foi o titular da atividade de sábado, embora tenha saído no decorrer do jogo-treino com o Bonsucesso. O apoiador disputa com Cleber Santana o posto de sombra ao camisa 10 da Gávea.
Os testes adiam a definição da equipe titular para a estreia na Taça Rio, contra o Resende, na quarta-feira. Depois do confronto, no entanto, Dorival terá outros dez dias para reavaliar seu elenco. A expectativa é de que o técnico aprimore o time que fez boa campanha na fase de grupos da Taça Guanabara, mas que deixou a desejar na semifinal do torneio.
Fonte: UOL
E aí Nação, o que vocês acharam? Aqui você é o comentarista!