Wallim sobre patrocinadores e Construção de Estádio: “Tivemos propostas.”

Compartilhe com os amigos

Postado em: 13 de mar de 2013.


Em entrevista ao Programa Segredos do Esporte da ESPN, Wallim Vasconcellos foi um convidado e respondeu a algumas perguntas interessadas diretamente ao torcedor Rubro-Negro (listadas a baixo). Tendo como tema a “Reconstrução de Gigantes”, o Vice de Futebol do Flamengo comentou sobre as receitas do Clube, perspectivas para o futuro e Maracanã vs Construção de um Estádio.
Nesse começo de administração, o que fazer?
Bom, nós assumimos o Clube no dia 2 de janeiro. Ele está numa situação que todos já sabem, com penhoras, salários atrasados… Uma situação que vem de várias administrações, e não só de uma. Mas não adianta chorar, temos que tentar resolver. Colocamos um time de primeira linha, e procuramos resgatar a credibilidade, podendo ver frutos sendo colhidos.
Temos novos patrocinadores, penhoras resolvidas, jogadores se oferecendo para jogar no Flamengo vendo salários sendo pagos em dia. Mas estamos trabalho e o saldo já é positivo. E é a torcida que vai nos tirar dessa situação.
Como está a Base do Flamengo?
A base ao contrário do Palmeiras, a maioria dos jogadores já são do Flamengo. A base está organizada, num trabalho muito bem feito. Trouxemos outro integrante ex-Palmeiras e atlético-PR. E volto a repetir, a saída do Flamengo é a Base e a Torcida.
Pode confiar nos números do Flamengo?
Está havendo uma divergência nos números, e no final deste mês dará exatamente qual a dívida financeira, fiscal e trabalhista do Flamengo. Um ponto importante, é que a maior parte é fiscal, o que não dá desconto. Não podemos chegar e pagar a vista querendo desconto. É só 100%, e o máximo que podemos conseguir é estender o prazo de pagamento. O que não pode é pagar 2 ou 3 meses e pagar. Por isso é penhorado, se perde a credibilidade.
Como lidar com a pressão da torcida que quer jogadores top, títulos e ingressos lá em baixo?
A situação do Flamengo é complicada, está com os 2 anos de renda comprometida. Nós estamos procurando novas receitas, com novo patrocinador com a Adidas sendo Top Five, estamos negociando novos patrocinadores. A torcida tem que ter paciência, mas ela tem que participar. Participem do cadastro Rubro-Negro. Por isso eu digo, a torcida quem dará a sustentabilidade do Flamengo. A pessoa vem reclamar, mas ai eu pergunto “você é sócio?” “Não” “Então vá ser sócio e depois você reclama”.
E a CAIXA está sendo negociada?
Eu não posso falar, se não o Bap me mata (risos).
O que o Flamengo fez, tanto em termos de novos projetos quanto de decisões da presidência anterior?
Lá no Flamengo não somos políticos e não temos a necessidade de apagar o que foi feito. Tanto que o vice-presidente de patrimônio é da direção anterior. O que foi bom tem que manter o que não foi tem que ser mudado. Nós não temos nenhum problema em relação a isso.
Como é gerenciar os jogadores nessa crise? Salário atrasados de vez em quando, ter que conversar…
Falando a verdade. Temos que chegar para eles como foi feito. Dizer que temos vários salários atrasados e que estamos conscientes d isso. Nós temos que ser bastante transparente, e eles sabem quando falamos a verdade. “Nós vamos pagar daqui a 10 dias” eles compreendem, até porque eles fazem parte do Clube, e daremos a volta por cima somente com eles.
Você está comandando uma potência que é o Flamengo em termos de Marca.
Nós já estamos trabalhando pra isso, o Bap está liderando a equipe, procurando valorizar a Marca Flamengo. É um artigo que os Clubes usam mal hoje. É só ver o exemplo do Corinthians aqui perto. O Flamengo tem tudo pra valorizar a marca e ganhar dinheiro com isso.
Estou falando com um homem que já viveu essa realidade no mercado. Estamos falando de uma empresa. É assim que o Clube deve ser administrado o futebol?
O Clube não deve ser necessariamente uma empresa, mas o modelo de gestão é de uma empresa. E no Flamengo é assim que funciona. Marketing, Administrativo… Todos sendo remunerados com valores de mercado. E o Presidente e o Vice-Presidente funcionam como se fosse um conselho de administração. Da a estratégia e eles vão lá e executam.
Será que os grandes Clubes não conversam para mudar o futebol brasileiro?
Eles não se unem, mas é óbvio que mudaria tudo. Seriamos imbatíveis.
Qual é a importância hoje do Clube ter uma casa própria, em ter um estádio. Falamos muito em ter receitas novas. Qual a expectativa? E qual a melhor saída do Flamengo? O Maracanã ou um Estádio?
Quem sabe daqui um mês nós consigamos estar no Maracanã. A licitação vai ser no dia 11 de abril, os Clubes não podem participar. Então nós estamos na expectativa de saber qual consórcio vai ser o vencedor pra podermos negociar a participação do Flamengo no Maracanã ou não. É o anseio de toda a torcida, nós vamos fazer todo o esforço para estar no Maracanã. Mas tem que ser uma operação boa para o Clube, se não vamos ter que buscar outra solução.
E essa negociação é importante, porque o Flamengo não pode ser a galinha dos ovos ouros e gerar receita pros outros, tem que gerar receitas pra ele, Flamengo.
Sem dúvidas, até porque nós estamos precisando de receitas. A gente tem que negociar bem. É óbvio que o consórcio tem que chegar a um acordo que seja bom para os dois lados. Acho que a gente consegue chegar.
Caso o Flamengo não chegue num acordo, vocês vislumbram a construção de um Estádio?
É, a gente já teve algumas sondagens e propostas. Essa é a segunda opção. Temos até o Engenhão que temos jogado bastante e somos muito bem recebidos pelo Botafogo. Mas se não tivermos o Maracanã, partiremos para a construção de um novo Estádio.
Vocês entendem que esse sistema de negociações de transmissão de TV individual com Clubes brasileiro é bom, podendo gerar dois gigantes e o resto é o que sobra?
O melhor pra responder isso seria o Bap, até porque ele gerencia todos os direitos de transmissão. Mas nos temos um contrato com a Globo, acho que todos os Clubes tem acho que até 2018 e as condições já estão dadas e não tem como mudar. Mas acho bom a gente sentar e conversar pra ver se tem alguma forma melhor. Acho que tudo é questão de sentar na mesa e conversar para que seja bom para todos os lados.

Caso queira ouvir a entrevista na integra, clique aqui.

E aí Nação, o que vocês acharam? Aqui você é o comentarista!
Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sinto confiança nessa nova diretoria, tenho certeza que estão fazendo um ótimo trabalho e logo vamos ver resultados. E o melhor não vamos precisar sentir o gosto amargo da segunda divisão como o Corintians sentiu, afinal time grande não cai.

  • a turma e boa bodemos confiar….VAMO FLAMENGO VAMO SER CAMPEAO

Comentários não são permitidos.