As diferenças entre os “4-3-3’s” do Dorival, do Jorginho e do Mano

Compartilhe com os amigos
Desde a saída de Joel Santana e a chegada de Dorival Júnior, que o Flamengo passou a atuar num sistema com 3 “atacantes”. E mesmo após as passagens do próprio Dorival e de Jorginho, o novo técnico, Mano Menezes, continua utilizando um sistema com estas características.
Mas há uma diferença estre os 4-3-3’s de Dorival, Jorginho e do Mano. A principal diferença é na construção do meio campo. No ataque, normalmente temos um homem fixo na área e dois abertos pelas pontas. E nesta coluna, vou tentar explicar estas diferenças. Então vamos lá:
Dorival Júnior
No início do ano, Dorival montou o Flamengo num 4-3-3 muito semelhante ao esquema utilizado pelo Barcelona de Frank Rijkaard (claro que não compararemos a qualidade dos jogadores). No Barça, tínhamos van Bommel fixo atrás com Xavi e Deco mais à frente municiando Ronaldinho, Eto’o e Giuly (ou Larsson). Já no Fla de Dorival Júnior, tínhamos Victor Cáceres fixo com Ibson e Elias mais à frente. O ataque era formado por Rafinha e Nixon abertos com Hernane centralizado.
Jorginho
Quando chegou, Jorginho fez algumas mudanças nas peças e na composição do meio campo. Elias recuou para segundo volante, atuando quase que na mesma linha que Amaral, que herdou a vaga do lesionado Cáceres. À frente destes, Renato Abreu tinha a liberdade para avançar e criar jogadas ofensivas para Rafinha, Gabriel e Hernane.
Mano Menezes
Já Mano Menezes, mesmo com poucos jogos, procurou montar o Fla ao estilo do Corinthians de 2010. Aquele Corinthians jogava num 4-2-3-1. A primeira linha era formada por Ralf e Elias. Na segunda linha, tínhamos Jorge Henrique e Dentinho nas pontas com Bruno César no meio encostando-se ao Ronaldo. No atual Fla, Carlos Eduardo faz o papel que era do Bruno César, enquanto Paulinho e Gabriel jogam mais abertos pelas pontas. Esses 3 jogadores alternam as posições procurando confundir a marcação. Em relação aos volantes, temos Victor Cáceres, fazendo o papel do Ralf, e Elias que mais uma vez é o motor do time de Mano Menezes.
E aí nação, qual esquema lhe agrada mais?

Fred Henauth



E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Compartilhe com os amigos

Veja também