São 14 anos de diferença na idade; trajetórias e currículos bem distintos, assim como os momentos de Flamengo e Botafogo na atual temporada. Gabriel e Seedorf, porém, nutrem o mesmo sonho: jogar no Maracanã neste domingo.
Aos 37 anos, o experiente camisa 10 do Alvinegro nunca sequer pisou no gramado do Maior do Mundo. O contato mais próximo foi uma pelada em jogo festivo no Maracanãzinho na celebração de um projeto social em 2012. Gabriel, com 23 anos e carreira iniciada aos 19, no Bahia, também não teve a chance de atuar pelo Tricolor baiano no local.
E no contexto que engloba a realização profissional dos dois jogadores, a inspiração idealizada em Zico, maior ídolo da história do Rubro-Negro.
Atual herdeiro da camisa usada pelo Galinho, Gabriel, recuperado de um estiramento na coxa direita e confirmado no jogo, mostrou saber do passado de Zico pelo clube e no estádio.
– Zico é maior artilheiro da história do Maracanã. Aquelas faltas dele lembram muito o Maracanã. Fui premiado com esta camisa e venho tentando honrá-la. Claro que ninguém se compara ao Zico, mas é um honra muito grande – destacou o meia do Flamengo.
O 10 do Alvinegro, apesar da identidade criada com o Botafogo e a torcida desde que chegou, nunca escondeu o carinho pelo Flamengo nos tempos que ainda jogava no futebol europeu.
Seedorf já admitiu publicamente a simpatia pelo Rubro-Negro. Na infância no Suriname, ele escutava por meio de rádio jogos do time e até tinha escudos do clube em casa. O ídolo também era Zico.
– Nunca joguei lá. Só passei de carro, olhando sempre para ele. Tenho este sonho de pisar lá. É um dos poucos estádios em que ainda não joguei. Já atuei no Azteca, no México, um estádio maravilhoso, grande. Bernabéu, San Siro… São os três estádios que gosto mais. O Maracanã impressiona. Será uma ótima sensação atuar lá – disse Seedorf em uma entrevista exclusiva ao LANCE! no ano passado.
Último jogo cercado por polêmicas
O último confronto entre Flamengo e Botafogo no Maracanã remonta boas recordações ao Alvinegro. No dia 14 de julho de 2010, os times se enfrentaram pelo turno do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Paulo Sérgio.
O duelo marcou, na época, a reestreia do atacante Jobson, na segunda passagem do jogador pelo Botafogo.
Do lado rubro-negro, o clima não era dos melhores. O então goleiro Bruno havia sido preso poucos dias antes, acusado de ter participado da morte da modelo e amante Eliza Samudio.
O então titular da meta rubro-negra foi substituído nessa partida pelo reserva na época, Marcelo Lomba.
Estreantes pelo Fla no Maraca
FELIPE
GONZÁLEZ
WALLACE
JOÃO PAULO
CÁCERES
ELIAS
GABRIEL
CARLOS EDUARDO
PAULINHO
MARCELO MORENO
Estreantes pelo Bota no Maraca
GILBERTO
BOLÍVAR
DÓRIA
JULIO CESAR
MARCELO MATTOS
GABRIEL
LODEIRO
SEEDORF
VITINHO
RAFAEL MARQUES
Fonte: Lancenet