Santos, Internacional e Flamengo são casos de sucessos com mídia.

Compartilhe com os amigos
Com a intenção de aproximar os torcedores dos jogadores, as emissoras de clube surgiram e se tornaram uma tendência no Brasil. Hoje, é difícil ver um time grande que não tenha um canal no YouTube dedicado a exibir conteúdos exclusivos.
Em alguns casos, o projeto dá errado, como é o caso da TV Corinthians, que saiu do ar no início de setembro de 2013 por excesso de dívidas e falta de compradores. No entanto, às vezes, a emissora pode ultrapassar barreiras, como o canal do time português Benfica, que se tornou o primeiro do mundo a ter os direitos de transmissão dos jogos do próprio time na liga local, além de transmitir o Campeonato Inglês, Brasileirão e Grego.
IMPRENSA conversou com os responsáveis pelas TVs de três clubes brasileiros — Santos, Flamengo e Internacional — para falar sobre esse tipo de trabalho, a relação com os atletas e com os torcedores.
Clayton Galvão, editor da Santos TV, maior canal de clube do Brasil e o quarto maior do mundo, diz que a emissora surgiu com a ideia de aumentar a comunicação com o torcedor e trazê-lo para dentro do clube. “Nós tentamos estar em todos os momentos do time. Ás vezes, é humanamente impossível, mas queremos deixar nossos torcedores e fãs o mais informados do que acontece aqui dentro”, afirma.
O vice-presidente de comunicação do Flamengo, Gustavo Oliveira, conta que a ideia da TV Fla é atingir exatamente o torcedor que assiste aos jogos do clube, associando produto e evento. “Tem jogo do Flamengo, tem TV Fla”, diz Oliveira, que ainda conta que o produto está indo “para uma outra plataforma, em HD, no canal Premiere”.
A TV Inter, a exemplo dos outros, também surgiu com o propósito de levar ao torcedor e sócio colorado conteúdo exclusivo e especial do seu clube, diz Alexandre Corrêa, coordenador da assessoria de imprensa do Internacional.
Atletas
Como atração especial os canais oferecem conteúdo exclusivo voltado para o torcedor. Muito desse material vem de entrevistas, desafios e até brincadeiras com os atletas. Os responsáveis pelas TVs dizem que os jogadores, em geral, encaram a exposição de forma tranquila. “Eles curtem, acompanham. O mais importante é que entendem a importância de levarmos os bastidores ao torcedor. Isso valoriza o produto e aproxima o atleta de sua torcida”, diz Oliveira.
Galvão afirma que os atletas do Santos encaram a exposição do canal “de forma bem natural”. “Hoje, a Santos TV já está na cultura do clube. Quando um atleta chega ao Santos já conhece a Santos TV e sabe do nosso trabalho”, diz o editor do canal. Ele acrescenta que muitos atletas recém-contratados assistem à Santos TV para ver como é o ambiente do clube.
Corrêa diz que os atletas sempre aceitaram gravar as matérias para o canal do time. “Eles conhecem a TV Inter e sabem que é um veículo oficial que está à sua disposição. Em muitas oportunidades, concedem entrevistas exclusivas, inclusive, em suas próprias residências”, afirma.
Torcedores
O vice-presidente de comunicação do Flamengo diz que a TV Fla teve “um bom retorno” dos torcedores e que a partir disso está conquistando um novo público: o assinante de TV fechada. “Estamos muito satisfeitos com os primeiros programas e com esta nova parceria com o Premiere”, afirma.
“Para o torcedor é um grande ponto de encontro, de debate. É o momento em que eles podem estar no vestiário e em lugares diferentes com seus ídolos também”, diz o editor da Santos TV. Ele destaca o retorno do público fora do Brasil. “Já recebemos mensagens de alguns torcedores que moram na Dinamarca, no Japão, na Suécia. Esse tipo de reconhecimento é impagável”.
“Nós queremos ser o olho do torcedor dentro do clube, queremos que nossos espectadores participem de ações, mandem sugestões, críticas, nos ajudem a crescer e a fazer uma Santos TV melhor para todos”, conclui Galvão.
Fonte: UOL

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Compartilhe com os amigos

Veja também