O primeiro passo, enfim, foi dado. Depois de dois meses de propostas e contrapropostas, Elias e Flamengo chegaram a um acordo nesta segunda-feira sobre valores para um novo vínculo por quatro temporadas. A previsão era de que o jogador, em São Paulo para receber premiações do Campeonato Brasileiro, assinasse o documento ainda na noite de segunda-feira.
Resta, agora, a parte considerada a mais difícil por ambas as partes: as negociações com o Sporting, de Portugal, e com um grupo de investidores do empresário Jorge Mendes, que representa, por exemplo, o craque Cristiano Ronaldo.
Depois da reunião com o vice de futebol rubro-negro, Wallim Vasconcellos, ocorrida nesta segunda-feira, o pai e representante de Elias, Eliseu Trindade, rumará a Portugal disposto a sacramentar a transferência definitiva do volante, com a proposta rubro-negra em mãos. Elias tem contrato com o Sporting até junho de 2016.
Recentemente, o jogador retirou uma ação na Fifa na qual cobrava salários atrasados do clube português. A questão deve facilitar a liberação do camisa 8. O débito, em torno de R$ 2,5 milhões, continua. Pelo contrato de empréstimo, o clube português pede ao Flamengo cerca de oito milhões de euros.
Mas após o acordo entre Eliseu Trindade e o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, em outubro, o valor pode ser reduzido. Na imprensa portuguesa, estima-se que o Sporting deseje cinco milhões de euros mais o perdão da dívida para liberar o atleta. A intenção de não contar mais com Elias se deve também ao alto salário estipulado em contrato. A diretoria do Flamengo alega já ter o montante necessário para realizar a transferência.
À espreita, Corinthians e Santos acompanham a negociação. O volante deseja uma negociação rápida para aproveitar as férias com a família antes da reapresentação em janeiro. Mas, enfim, o Flamengo deu um passo concreto para permanecer com Elias para a Libertadores em 2014.
Fonte: ESPN