A mudança na distribuição das cotas de TV do Estadual está registrada em ata do Conselho Arbitral da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). O documento, a que o blog teve acesso, não fala textualmente quais os novos valores que cada clube receberia, mas informa que a participação dos quatro grandes passaria a ser igual. Antes, Flamengo e Vasco ficavam, cada um, com 30% do valor destinado aos grandes, enquanto Botafogo e Fluminense recebiam 20%. Com a nova distribuição, cada um dos quatro recebe 25%.
Segundo a ata, durante a reunião, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, informou aos participantes sobre “ajustes nos critérios de distribuição dos recursos da televisão”. Mais adiante, o documento relata que o novo sistema garantiria “um valor mínimo igualitário para os chamados quatro clubes grandes”.
O Flamengo, que pela nova divisão perdeu quase R$ 2 milhões, alegava que o assunto jamais tinha sido colocado em discussão no Arbitral. E desafiava a Federação a exibir uma ata. Já o Vasco, também prejudicado, não fez contestações.
Como de praxe, os clubes presentes escolhem dois representantes para aguardar a redação da ata e assiná-la. Na reunião em questão, a tarefa ficou a cargo de Marcelo Penha e Aníbal Rouxinol, representantes, respectivamente, de Fluminense e Botafogo.
Em contato com o blog, Penha afirmou que a redação da ata corresponde ao que aconteceu no plenário.
Vários representantes presentes, no entanto, admitem que todos os clubes tiveram suas atenções concentradas nos novos valores de premiação por méritos do Estadual. Ou seja, o que cada clube receberá por classificação às semifinais, conquista da primeira fase, conquista de título ou do vice-campeonato. Assim, a comunicação sobre a mudança na cota fixa de TV teria passado despercebida.
Como a nova divisão dos recursos não teria sido detalhada, os grandes sequer teriam percebido que ela implicaria em mudança dos valores recebidos por cada um.
Fonte: Blog do Mansur